Regadio ampliado em Rabal

PUB.

Sex, 08/07/2011 - 09:22


A junta de freguesia de Rabal, em Bragança, vai ampliar a barragem de regadio que serve de apoio a muitos agricultores durante o Verão. O autarca local enaltece a importância de reforçar o regadio tradicional para incentivar a população a cultivar as terras e garante que esta obra vai ser feita com as máquinas da câmara de Bragança, ficando a custo zero para a freguesia.    

Os trabalhos vão arrancar no final do Verão.“Tem uma capacidade de retenção de água muito grande mas vamos alargá-lo agora numa segunda fase com o apoio da câmara municipal que nos vai facultar a máquina giratória e os camiões” refere Paulo Hermenegildo adianta que com estas obras “iremos aumentar para mais do dobro a sua capacidade”.“O projecto já está dimensionado em termos do açude e calculado para um maior peso de água” acrescenta. “Mesmo em anos de seca dificilmente a água da barragem acabará para fins de regadio” salienta.A aldeia de Rabal conta já com mais de cinco quilómetros de regadio tradicional, que chega à maioria dos terrenos da freguesia. A abundância de água tem contribuído para que as pessoas cultivem as terras.Nesta época do ano as hortas estão espalhadas um pouco por toda a aldeia.“Eu nunca vi as terras tão semeadas como este ano desde batata, feijão, courgette, abóbora, tomate, pimentos, alface” enumera.A população mostra-se satisfeita com o sistema de rega que lhes leva a água directamente até aos terrenos. A população diz que a requalificação dos regadios tradicionais facilita a vida a quem tem hortas para regar.“Acho bem porque dá bom resultado. Aproveita-se a água toda para a gente regar. Antes não havia condições, perdia-se muita água” refere Teresinha Gonçalves. Já Laurentina Borges lembra que “a água já não vinha para cá há mais de 25 anos e agora tem havido sempre água para todos”.

Grande parte dos produtos cultivados nas hortas vai estar à venda na tradicional Feira de Produtos da Terra de Rabal, no dia 15 de Agosto.

Escrito por Brigantia