Recuperar património para chamar gente às Arribas do Douro

PUB.

Ter, 28/07/2009 - 08:02


Recuperar os sítios arqueológicos das Arribas do Douro é o objectivo de um protocolo que a junta de freguesia de Urrós, no concelho de Mogadouro, vai assinar com a câmara municipal. Belarmino Pinto, autarca local, sublinha que a recuperação começa nas ruínas de São Fagundo, uma capela com cerca de oito séculos.

“Vamos tentar fazer uma recuperação. Temos já um protocolo através da autarquia e da junta de freguesia, para ver se não deixamos degradar mais as ruínas de S. Fagundo. Acho que é um monumento interessante e pode ser visitado”, sublinha o autarca.

 

Para além das ruínas de São Fagundo, há outros monumentos com menos importância arqueológica, mas que vão merecer também a intervenção.

O acesso aos monumentos é feito pela aldeia e as intervenções começam precisamente pela passagem reservada aos visitantes.

“É de fácil acesso. E vamos continuar a ter em atenção o acesso. Vai existir uma placa informativa com a localização do referido local”, conclui Belarmino Pinto.

 

A limpeza da zona envolvente dos sítios arqueológicos começa ainda este mês.

Depois seguem-se as intervenções das estruturas.

A junta de freguesia de Urrós, em Mogadouro, pretende assim criar mais motivos de atracção de turistas, que vão usufruir das unidades de turismo rural da aldeia.

Escrito por CIR