Recuperação de património em Miranda do Douro

PUB.

Ter, 07/10/2008 - 14:34


Valorizar e recuperar o património é o que se pretende com o Núcleo Rural das Arribas. Um projecto de intervenção apresentado pela Corane que integra as localidades de Atenor, Picote e Sendim, no concelho de Miranda do Douro.  

E foi precisamente em Sendim que foram assinados os protocolos entre as entidades promotoras e a câmara municipal que decidiu participar financeiramente neste investimento de cerca de 622 mil ao abrigo do programa Agris, do Ministério da Agricultura.

 

“Incentivamos as associações e as juntas de freguesia a fazer as candidaturas, mas sabemos que não têm dinheiro para pagar os projectos” refere o presidente da câmara Manuel Rodrigo. Por isso, “como são obras que ficam para o concelho achamos que deveríamos comparticipar” acrescenta o autarca.

 

Este projecto prevê a recuperação de alguns moinhos, fontes, arranjos urbanísticos, criação de parques de merendas e lazer, remodelação de redes de telecomunicações e sinalização de percursos temáticos e ainda na vila de Sendim e em Picote destaque para a criação de núcleos museológicos para albergar o património e a cultura das localidades.

 

O edil Manuel Rodrigo pretende agora que as restantes aldeias do concelho mirandês sejam abrangidas por este tipo de projectos. “A partir de Janeiro vamos ver se conseguimos com que todas as aldeias sejam contempladas com projectos deste tipo” afirma.

 

O projecto designado Núcleo Rural das Arribas resultou das parcerias de diversas entidades e ronda os 622 mil euros ao abrigo do programa Agris.