Rastreio às doenças que mais afectam população da região

PUB.

Sex, 22/01/2010 - 09:59


A unidade móvel de Macedo de Cavaleiros vai, a partir do próximo mês, fazer vários rastreios junto da população de todas as aldeias do concelho.  

As enfermeiras da equipa de cuidados na comunidade vão ainda esclarecer as dúvidas que possam existir sobre doenças como a diabetes, tensão arterial ou Acidente Vascular Cerebral.

Avaliação da glicemia, tensão arterial ou do risco de AVC são apenas alguns dos rastreios a que a população de todas as aldeias do concelho de Macedo se pode sujeitar. Uma detecção precoce de alguns factores que, descontrolados, podem colocar a vida em risco.

 

“A nível das patologias que são muito proeminentes na região: a hipertensão, a diabetes, o alcoolismo, que ainda não é muito conhecido, e os acidentes vasculares cerebrais. Tentou fazer-se um rastreio para que a detecção fosse feita o mais depressa possível”, antes de aparecerem os sintomas.

 

À prevenção, Adelaide Baptista, enfermeira coordenadora da unidade de cuidados na comunidade do Centro de Saúde de Macedo, pretende aliar a educação da população

 

 “Tentar educar a população para estilos de vida diferentes. Sabemos que é difícil e demora muito.”

 A coordenadora explica como se processa o encaminhamento do doente, no caso de apresentar risco em algum destes factores rastreados.

 “Fazemos encaminhamento, com referenciação para o seu médico de família, onde serão feitos exames mais pormenorizados.”

 

O rastreio percorre todas as aldeias do município de Macedo de Cavaleiros, terminando na sede de concelho.

Escrito por CIR