Quimioterapia deve ficar em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Ter, 02/03/2010 - 10:19


O serviço de oncologia deve manter-se no hospital de Macedo de Cavaleiros. A convicção é da Comissão de Saúde depois de ter recebido a resposta da Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas, à exposição apresentada pela Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros.  

A resposta frisa a necessidade de manter cuidados de proximidade.

 “Fomos mesmo a única assembleia municipal do país que colaborou nesta discussão pública”, sublinha, esperando agora que “a decisão sobre a unidade de oncologia de Macedo seja tomada de forma favorável, como o email deixa antever”, diz, sublinhando que os “condicionalismos geográficos serão tidos em conta”.

José Madalena, deputado municipal e coordenador da comissão de saúde, refere que a decisão definitiva deve ser conhecida “no final de Março”.

O serviço de Oncologia de Macedo de Cavaleiros funciona no Hospital de Dia e a intenção da Assembleia Municipal é que, depois desta reorganização, se mantenha como um serviço de nível 3.

“Sabemos bem que Macedo de Cavaleiros está em condições de prestar esses cuidados de proximidade. Ou seja, assegurar cuidados de quimioterapia em todo o Nordeste Transmontano. Tem excelentes profissionais e pode trabalhar em coordenação com unidades de nível superior, nomeadamente com o hospital de Vila Real e já poderá ter uma configuração de nível dois.”

A comissão criada pela Coordenação Nacional para as Doenças Oncológicas prevê que encerrem todos os serviços que tenham menos de 250 casos anuais em tratamento.

Macedo conta da lista, mas o e-mail enviado pela coordenação à Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros, deixa antever uma resposta favorável, ao dizer que “a avaliação dos hospitais deverá ser feita à luz dos requisitos definidos, mas sem descurar a consideração de condicionalismos geográficos, que permitam assegurar cuidados de proximidade”.

Escrito por CIR