Quatro municípios do distrito integram Caminho de Santiago Leon de Rosmithal

PUB.

Seg, 01/04/2024 - 09:08


Vila Flor, Mirandela, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo integram agora a rota Leon de Rosmithal dos Caminhos de Santiago

Este percurso atravessa a região Norte de Portugal, e consiste no percurso feito por Leon de Rosmithal em 1465 até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior.

12 municípios assinaram o protocolo de cooperação, quatro do distrito de Bragança. Em Vila Flor, a rota tem 29 km e passa por várias freguesias. “Inicia o seu percurso na freguesia do Nabo e atravessa a União das Freguesias do Nabo e Vila Flor, atravessa Samões e a freguesia de Freixiel, potenciando a visitação dos concelhos que são atravessados pelo caminho”, adiantou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Lima.

Já em Mirandela, o percurso passa pelas localidades de Abreiro e Milhas, num troço de 12 Km. O vereador da câmara, Vítor Correia, não tem dúvidas de que a peregrinação vai dinamizar estas localidades e até impulsionar a construção de alojamentos. “Vai fazer com que algumas casas que estão ainda por reabilitar possam ser reabilitadas sob o ponto de vista de oferta aos peregrinos no que diz respeito a albergues. Fica aberta a iniciativa a privados e a junta de freguesia,”, frisou.

A presidente da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, Ana Rita Dias, disse estar a ser desenvolvido um trabalho de certificação dos percursos. “Há uma série de caminhos que estão a ser trabalhados para a certificação. Recentemente também foi apresentado o projecto da marcação e sinalização do Caminho de Santiago de Leon de Roshmithal, que também está a começar", avançou.

O Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal tem uma extensão de 230 Km e integra 12 municípios, entre eles Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Mirandela. O protocolo de cooperação foi assinado no passado dia 20.

Escrito por Brigantia

Foto: Município Vila Flor

Jornalista: 
Ângela Pais