PSP de Bragança em projecto-piloto de legalização de armas

PUB.

Seg, 05/05/2008 - 08:47


O comando da PSP de Bragança foi escolhido para a implementação de um projecto-piloto na área da legalização de armas. Entra hoje em funcionamento e é mais uma medida do programa Simplex e do plano tecnológico.

Trata-se do SIGAE, Sistema de Informação e Gestão de Armas e Explosivos, que vai simplificar o processo relativo à legalização de armas, bem como “integrar toda a informação relativa a armas, licenças e seus titulares bem como campos e carreiras de tiro, importações, transferências, transacções e leilões de armas e ainda de estabelecimentos de venda e fabrico de produtos explosivos” explica a Chefe Marília Borges, da PSP de Bragança.

Para além de Bragança, este projecto-piloto também está a ser implementado nos comandos da PSP de Évora e Beja.

A partir de agora, a legalização de uma arma pode ser feita através da Internet. “Vai ser disponibilizado um serviço on-line para efectuar esses pedidos” refere. “A pessoa terá de ser deslocar sempre ao comando para assinar documentação, mas a submissão do requerimento inicial pode ser feita em www.psp.pt”, explica a Chefe Marília Borges.

As armas de caça são as que registam um maior número de pedido de licenciamento, no comando da PSP de Bragança. “Durante o ano de 2007 foram pedidos 3195 licenciamentos de armas de caça, 334 de caça grossa e 23 de armas de defesa”, adianta.

No ano de 2007, a PSP de Bragança apreendeu 29 armas ilegais.