PS propõe curso de Medicina em Bragança

PUB.

Sex, 29/02/2008 - 09:19


Criar um curso de medicina em Bragança. A sugestão foi feita ontem na Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros por um deputado socialista que propõe um projecto geo-estratégico na área da saúde para cativar pessoas, ou manter as que ainda permanecem na região transmontana.

“É preciso um projecto geo-estratégico para atrair pessoas para Trás-os-Montes”. Quem o diz é Acácio Espírito Santo, deputado do PS, na Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros. O deputado refere-se em concreto a um projecto para a saúde, no distrito de Bragança “porque me parece que está muito deficitário em termos de prestação de cuidados de saúde”, refere.

O deputado salienta que se não forem tomadas políticas que tenham em conta uma boa saúde, uma boa educação e boas acessibilidades, o Interior do país pode ficar ainda mais desertificado. “São três condições essenciais para viver aqui e se forem bem consolidadas poderemos dimensionar a região, fixando população e investimentos”, afirma Acácio Espírito Santo.

O deputado socialista acrescenta que em Portugal há poucos médicos e existem dificuldades em fixar profissionais de saúde em Trás-os-Montes. Por isso sugere que poderia ser criado um curso de Medicina no distrito do Bragança. “É preciso criar a possibilidade de fazer um ciclo básico de Medicina no distrito de Bragança” defende o deputado socialista na assembleia municipal de Macedo. “Penso que é uma aspiração antiga do IPB e teria de passar pela criação de ensino universitário para fazer esse ciclo básico de medicina passando também pelo estabelecimento de protocolos com Espanha” onde existem cerca de 80 estudantes de Medicina “muitos deles oriundos de Bragança”.

De referir que Adão Silva, presidente da Assembleia Municipal, elogiou a proposta e estabeleceu um prazo de 15 dias para que o deputado apresente o projecto à Comissão Política de Saúde de Macedo de Cavaleiros.