PS de Macedo de Cavaleiros apresenta queixa no Ministério Público contra a câmara municipal

PUB.

Qua, 13/10/2010 - 09:29


Em causa está o sistema de adução de água a Vilarinho de Agrochão e Fornos de Ledra. Os socialistas acusam a Câmara de ter sido uma obra dada como concluída mas que nunca foi realizada. A autarquia rejeita a acusação e garante que a obra foi feita.  

Dois anos depois de a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros ter dado como concluída a obra de sistema integrado de Adução de Água a Vilarinho de Agrochão e Fornos de Ledra, o PS acusa a autarquia de nunca ter realizado a obra que teve apoios comunitários.

Esta situação levou mesmo à apresentação de uma queixa no Ministério Público, no dia 6 deste mês.

Rui Vaz, explica que a obra ia sendo abordada nas Assembleias Municipais, tendo passado por todas as fases previstas, até ser dada como concluída.

“Como é possível estas aldeias não terem água se a obra que as iria abastecer já foi dada como concluída?” questiona Rui Vaz.

 

O vereador do PS fala ainda do facto da autarquia ter documentos que atestam que a obra foi executada mas que isso não acontece no terreno.

“O dinheiro está disponível e conseguiu-se ir buscá-lo, e se calhar o empreiteiro pode fazer outras obras entretanto” afirma, “nomeadamente em época de eleições” acrescenta. “Mas isso é uma suposição minha” salienta.

 

Em reposta a estas afirmações, Carlos Barroso, vereador das obras públicas de Macedo de Cavaleiros garante que a obra está concluída.

E afirma que o PS anda mal informado.

“Uma coisa é a obra física que foi feita, outra coisa é a empresa que nos fornece a água dizer que ligam aqui e isso é que não foi feito, nem estava na candidatura” explica, realçando que “a obra são vários quilómetros de tubos enterrados e de estações elevatórias e de pontos de luz para que funcionem”.

 

O vereador revela que o ponto de ligação que falta está em negociação com a empresa Águas de Trás-os-Montes.

“Esse ponto de ligação que a Águas de Trás-os-Montes no deu pela barragem das Agueiras é em Agrochão e só depois disso definido é que podemos ligar a água. A obra foi executada. O que falta é o ponto de ligação ao abastecimento de água para a população” refere Carlos Barroso.

 

A empresa Águas de Trás-os-Montes ainda não prestou quaisquer declarações sobre o caso.

Escrito por CIR