“Promessa cumpre-se por questão de justiça”

PUB.

Qua, 26/11/2008 - 08:25


Ontem foi um dia histórico para o distrito de Bragança e para o norte do distrito da Guarda. São os autarcas que o assumem.  

Finalmente, depois de muitos anos de espera e reivindicação, vai finalmente ser construído o IC5 e o que falta do IP2.

O IC5 vai ligar o IP4 a Miranda do Douro, atravessando todo o sul do distrito de Bragança, enquanto que o IP2, vai ligar Macedo de Cavaleiros a Celorico da Beira.

 

O contrato para a sua construção foi assinado em Vila Flor, entre a Estradas de Portugal e o consórcio que vai construir os 262 quilómetros da concessão do Douro Interior.

O primeiro-ministro, José Sócrates, sublinhou a justiça desta obra que vai servir 330 mil pessoas e beneficiar 12 municípios.

 

O primeiro-ministro reiterou que “esta promessa cumpre-se porque é uma questão de justiça e de solidariedade”. “Os distritos de Bragança e Vila Real, bem como o norte da Guarda estavam a ficar para trás porque não tinham acesso a uma rede de infra-estruturas rodoviárias que lhes permitisse ter uma boa economia ou qualidade de vida” acrescenta José Sócrates.

 

O chefe de Governo, considera ainda que este investimento também é importante para a economia regional e nacional pois “podem servir para ajudar muita gente a ter emprego”.

 

Está previsto que as obras comecem durante o segundo semestre do próximo ano e possam estar concluídas em finais de 2011.

A concessão do Douro Interior vai beneficiar directamente os concelhos de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro, Miranda do Duro, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa, Meda, Trancoso e Celorico da Beira, entre outros.