Projecto prevê 80 milhões de euros para aumentar produção de castanha

PUB.

Qua, 21/10/2009 - 10:17


São 80 milhões de euros para duplicar a produção de castanha na Terra Fria Transmontana. O Refcast, é um projecto que vai ser apresentado na edição deste ano da Rural Castanea, em Vinhais.  

Já foi candidatado ao PRODER, sendo que a UTAD é o chefe de fila.

Carla Alves, da organização da Rural Castanea, adianta alguns dos pormenores que vão ser abrangidos pelo Refcast.

“É um projecto de um grande investimento mas que aquilo que prevê é uma duplicação da castanha na Terra Fria. Prevê isso mas também o apoio técnico no campo aos produtores de castanha. Para além disso, prevê também a formação profissional na área e a transformação do produto. É um super-projecto de desenvolvimento rural, que engloba vários concelhos de Trás-os-Montes.”

A Rural Castanea, decorre de 30 de Outubro a 1 de Novembro, em Vinhais.

Este ano, cerca de 70 expositores vão estar presentes, abrangendo variadas áreas, desde a castanha, aos produtos da época, vinhos e queijos.

O certame visa a valorização da castanha, promover a produção e a transmissão de conhecimento técnicos sobre os soutos.

Carla Alves adianta ainda outros pontos de interesse: “Vamos ter alguns workshops, acções de esclarecimento. Uma delas sobre o financiamento sobre agro-indústrias no programa LIDER. Outra sobre cogumelos silvestres”, para além “de provas de degustação”. “Vamos tender muito também para a doçaria ligada à castanha”, sublinha.

Ainda durante a edição deste ano da Rural Castanea, vai ser apresentado um livro com o título “Castanheiros, técnicas e práticas”.

Pretende-se que seja um manual de apoio aos produtores de castanhas.

Tal como vem sendo hábito, desde o inicio, mais uma vez quem visitar Vinhais durante o certame vai poder comer castanhas oferecidas pela organização, assadas no maior assador de castanhas do mundo, já distinguido pelo Livro dos Recordes do Guinness.

Escrito por CIR