Projecto de 17 milhões de euros vai transformar Convento de Balsamão num projecto turístico integrado e criativo

PUB.

Seg, 03/10/2022 - 11:07


Criar no Convento de Balsamão, em Chacim, concelho de Macedo de Cavaleiros, um projecto turístico integrado é o objectivo da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição. 

Para isso, há vários projectos para transformar os 150 hectares que compõem o terreno do convento, no valor global de 17 milhões de euros.

Serão várias áreas de negócio, que vão permitir criar 80 postos de trabalho directos, e 200 indirectos. A criação de um hotel de 4 estrelas e a reactivação das termas de Balsamão, desactivadas há 20 anos serão duas das componentes da iniciativa, como explicou Marco Rebelo, da Coordenação do Projeto Turístico.

“Terá a componente de turismo de saúde, com a formalização das águas termais de Balsamão, na Abelheira, trazendo uma componente de saúde e bem-estar, dando outro enquadramento a todo o projecto turístico, com programas integrados entre alojamento e saúde. Há também aquela componente mais turística, com um hotel de quatro estrelas, recuperando o edificado aqui do cimo do monte de Balsamão, com 79 quartos, também para estadias longas. Terá ainda uma casa de hóspedes (guesthouse) na Abelheira, na quota baixa, com mais nove unidades. Haverá ainda um conjunto agregador de actividades, quer em termos de restauração, bebidas, reuniões, congressos e um centro multiusos, que poderá ser usada para a vertente corporativa como para outros tipos de eventos e será criado ainda o Museu de Balsamão, que terá uma componente de realidade aumentada, transpondo um pouco aquilo que é a parte física e tecnológica, contando a história deste o século XIII até à atualidade”, adiantou.

Está previsto que, dentro de três anos, o projecto turístico esteja a funcionar abrangendo outras potencialidades do território, como os trilhos de natureza e espirituais e na área agrícola e industrial.

“O produto turístico em si é muito mais do que um conjunto de investimentos, o que se pretende aqui sob o ponto de vista turístico é criar um destino e uma atracção turística em torno destes 150 hectares, onde teremos uma componente agro-industrial de produtos da terra que vai ser ligada a esta componente turística, com a cervejaria artesanal, a melaria, uma destilaria e uma cozinha regional”, afirmou.

Sob o ponto de vista turístico, “o projecto prevê uma componente de mindfulness mas também de turismo natureza, com um conjunto de cerca de 30 actividades de animação turística”.

De acordo com o Padre Eduardo Novo, responsável pelo convento do convento e membro da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, acredita que este será um projecto âncora e de desenvolvimento da região.

“Foi desenhado um projecto global e englobante, que visa três símbolos: a luz, a água e o silêncio. O desenvolvimento assenta em cinco áreas: a dimensão espiritual, cada pessoa encontra-se consigo mesmo e na busca de sentido de vida, a dimensão da natureza, a saúde a partir da água, depois a parte agrícola e o próprio convento”, sublinhou

Mesmo sendo um projecto turístico, com muitas outras vertentes, e que quando estiver concluído terá capacidade para acolher cerca de 200 pessoas em simultâneo, “não é para massas”. “É um projecto que envolve várias pessoas em várias dinâmicas, e não queremos ter excesso de carga para que o espaço não fique pesado”, afirmou.

Algumas das candidaturas já foram aprovadas, mas a concretização do projeto vai depender de financiamento de fundos comunitários, no valor de cerca de 9 milhões de euros. À Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, que é internacional, cabe o investimento directo de 5 milhões de euros e, os restantes 4 milhões, terão de ser conseguidos através de empréstimos.

Prevê-se que possa ser aberto ao público em junho de 2025. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro