Projecto Bragança Activa recupera antigo forno

PUB.

Sex, 07/08/2009 - 08:50


O antigo forno do bairro Além Rio, em Bragança, vai ser recuperado. Uma reivindicação antiga da população daquela zona histórica da cidade e que levou inclusivamente à criação de uma associação de moradores.  

A câmara de Bragança incluiu esta ideia no projecto Bragança Activa, juntamente com a recuperação de outros edifícios públicos do centro histórico.

O presidente da associação de moradores e explica que o objectivo é abrir o espaço à comunidade.

“É para as pessoas que queiram lá ir fazer o pão caseiro ou os folares da Páscoa” refere Francisco Olegário, acrescentando que “os alunos das escolas também podem ir lá visitar”.

 

Desactivado há cerca de 40 anos, o forno era responsável pela produção de pão para toda a zona nascente da cidade de Bragança, incluindo o corpo do Exército estacionado no Castelo e a antiga cadeia.

Entre os moradores ainda há quem se lembre como funcionava este forno.

“Nós levávamos o cesto da massa às costas e havia uns estrados que faziam de balança e ali pesávamos o pão” conta Alcina Afonso. “Fingia-se em pão redondo ou escachado e depois a dona do forno metia-o e no fim de estar cozido nós pagávamos-lhe uma maquia” acrescenta.

 

Alice Peixoto recorda com saudade os tempos em que o pão tinha outro sabor. “A minha mão não sabia amassar mas levava lá a farinha, mas deixava-me sempre uma bolinha quente e eu punha-lhe azeite e açúcar, até me regalava.

 

A recuperação do edifício do forno de Além Rio deve custar cerca de 200 mil euros e vai albergar também a sede da associação de moradores do bairro.

Escrito por Brigantia