Ter, 22/02/2011 - 11:19
Segundo o autarca, Jorge Nunes, o objectivo é trazer mais vida para aquela que é agora uma zona central da cidade. “Há a ideia de instalar comércio e habitação naquela zona, que é uma zona central da cidade e só com serviços públicos, o que cria uma disfunção no uso e na vivência do espaço. Também reestruturar os edifícios do município e da parte desportiva”, explica. De acordo com Vítor Padrão, director do departamento de obras e urbanismo da câmara de Bragança, o edifício principal do município e o novo espaço da feira deverão arrancar ainda este ano. “A ideia é arrancar ainda este ano com a execução da obra. Parte do projecto tem já funcionamento aprovado pelo QREN. O resto a câmara tentará encontrar meios. No final de 2012 teremos grande parte realizada.”O objectivo é criar também um gabinete do munícipe e recuperar o campo do “Trinta”, para além da construção de um novo espaço para albergar a feira e uma zona de habitação. “Uma das componentes será uma série de edifícios de comércio e serviços. Contempla também uma área desportiva, com um pavilhão multiusos e desportivo, um campo de futebol em relva sintética.” Ao todo, as obras poderão chegar aos dez milhões de euros.
“Os projectos de execução ainda estão a ser feitos. No total, estamos a falar de dez milhões de euros. Para além das áreas de construção, que serão investimentos privados.”
A parte habitacional poderá acolher até mil habitantes em 48 mil metros quadrados.
Paralelamente a este projecto, a autarquia pensa também recuperar todo o monte do S. Bartolomeu, alargar a zona industrial das cantarias e recuperar a zona envolvente ao rio Fervença.
Mas o dia do aniversário da cidade de Bragança serviu também para homenagens.Machado Rodrigues, antigo presidente da Assembleia Municipal, foi reconhecido com a medalha municipal de mérito e 16 outras personalidades foram agraciadas com prémios de reconhecimento de mérito nas áreas do ensino e educação, cidadania e embaixador de Bragança.
Abílio Martins, director da Sapo, e Amadeu Ferreira, vice-presidente da CMVM, foram alguns dos distinguidos.
Escrito por Brigantia