Programa de Conforto Habitacional vai ajudar idosos de Vinhais

PUB.

Qua, 20/08/2008 - 07:47


Em Vinhais foram assinados nesta terça-feira sete contratos para melhoria habitacional no âmbito do Programa de Conforto Habitacional para a pessoa idosa, e que foram celebrados numa parceria da Câmara de Vinhais e Segurança Social.

Estes contratos visam a melhoria das condições de vida dos idosos, e vão incidir na prática na realização de obras de melhoramento e compra de equipamento para proporcionar a estas famílias um lar com condições mais dignas, como salienta Américo Pereira, presidente da autarquia.

Veio minimizar, mas não veio resolver, pelo menos os caso mais urgente veio ajudar, no entanto há uma série deles que também precisavam mas não é possível contemplar toda a gente ao mesmo tempo, são pessoas que ainda não têm quarto de banho, pessoas que não tem electricidade, casas de grande pobreza e é exigível à sociedade que estas pessoas possam ter o mínimo de condições para viver”.

 

Entre os idosos que foram contemplados com estes incentivos, a satisfação era evidente como nos confirmam Adérito Campião e Maria Adelaide Fernandes, dois dos idosos que assinaram este contrato e que vão ver melhoradas as condições das suas habitações. “A minha situação é péssima, porque eu estou a viver num salão de uma escola, não tenho condições nenhumas, vivo lá há nove anos”, conta um idoso. “Não tenho casa de banho, fiz este pedido e Graças a Deus vão-me dar esta ajudinha”, considera uma sexagenária de Vinhais salientando que “dá muito jeito”, uma vez que “moro eu e o meu marido que está acamado há muitos anos”, lamenta.

 

Cada beneficiário será contemplado com obras orçadas em cerca de 3500 euros, sendo que o prazo para as mesmas estarem finalizadas se situar em Outubro próximo.