Proactivos quer habituar as crianças a fazer exercício

PUB.

Qua, 21/10/2009 - 09:30


Habituar os mais novos a fazer exercício físico regularmente. Foi com esse objectivo que a Escola Superior de Educação de Bragança e o Agrupamento de Escolas Paulo Quintela assinaram ontem um protocolo de cooperação, que vai permitir alargar o programa ProActivos aos jovens entre os seis e os 14 anos.  

A directora da ESE explica que se pretende, com este programa, dar hábitos mais saudáveis aos alunos.

“Tem em vista desenvolver aqui, regularmente, actividades de exercício físico para crianças dos seis aos 14 anos, de preferência para aquelas que estejam em risco de obesidade. A ideia é ocupar mais os seus tempos, levando-as a fazer exercícios físicos. Também com algum aconselhamento em termos de alimentação saudável. Também vai contribuir para ganharem hábitos de exercício.”

Segundo Conceição Martins, este programa vai funcionar em paralelo ao que já existe nas instalações da ESE.

Três monitores, finalistas do curso de educação física, vão estar encarregues de puxar pelo físico dos mais novos.

Pedro Jacinto é um deles e explica que a ideia é ajudar as crianças a trocar os videojogos pelo exercício ao ar livre, cinco dias por semana.

“Aqui na escola vai funcionar todos os dias uma hora. As actividades nunca se repetem. O ideal será virem pelo menos três vezes por semana. Vamos dar evidência aos jogos tradicionais, que estão enraizados. Antigamente as crianças no recreio brincavam com jogos tradicionais. Temos também jogos individuais e colectivos, para fomentar o trabalho de grupo.”

Periodicamente haverá avaliações físicas aos participantes neste programa, que teve ontem a primeira sessão.

Mas nem todos ficaram satisfeitos.

“Fizemos step e alguns exercícios em ginástica”, revelou Hugo Alves, estudante do oitavo ano, confessando que só gostou “mais ou menos”. Já a colega Sara Geromilho diz que “podiam ter feito jogos mais interessantes”, mas confessa que nos seus tempos livres limita-se a “ver televisão”.

Para já, foram 18 os alunos que aderiram ao programa mas as inscrições ainda estão abertas e são gratuitas.

O protocolo ontem assinado prevê a realização de actividades como magustos, BTT, escalada, canoagem ou mini-torneios entre os participantes.

Escrito por Brigantia