Presidente de junta acusa câmara de lhe tirar certame

PUB.

Ter, 09/02/2010 - 09:19


Oito anos depois a Feira do Folar do concelho de Macedo de Cavaleiros vai passar a ter rotatividade. Para o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho de Agrochão, aldeia onde sempre foi organizado o certame, esta decisão da Câmara Municipal de Macedo é no mínimo estranha.  

Diz Manuel António Mico que coincide com o facto da Junta de Freguesia ter passado para as mãos do PS nas últimas eleições e de essa ter sido mesmo uma “ameaça”, durante a campanha política nas autárquicas de Outubro.

“Isso é uma retaliação política porque o anterior presidente de junta dizia às pessoas que se eu ganhasse, a feira do folar era retirada de Vilarinho”denuncia.

 

Manuel António Mico até concorda com a rotatividade do certame, mas tendo em conta que Vilarinho de Agrochão já detinha a organização há oito anos, considera que era lá que devia começar o sistema rotativo.

Garante que fez essa proposta à Câmara Municipal mas “disseram que já tinham compromissos assumidos com Murçós”.

 

O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros nega que o início da rotatividade seja uma questão política e reforça que o sistema apenas pretende dinamizar as aldeias do concelho.

“O modelo de rotatividade das feiras foi ensaiado com sucesso na Feira da Castanha e vai agora ser implementado na Feira do Folar” justifica Beraldino Pinto, acrescentando que “não vou comentar essas intervenções perturbadoras para os eventos, pois só queremos dinamizar as nossas aldeias”.

 

Apesar de tudo, o presidente da Junta de Freguesia garante que Vilarinho de Agrochão vai ter Feira do Folar este ano. “Vai realizar-se nos dias 20 e 21 de Março com o apoio de empresas” adianta Manuel António Mico.

 

O concelho de Macedo de Cavaleiros terá, este ano, duas feiras do folar: uma em Vilarinho de Agrochão, a outra em Murçós.

Escrito por CIR