Prémio para boas práticas de higiene na cozinha da Pousada São Bartolomeu

PUB.

Ter, 29/12/2009 - 09:50


A Pousada de São Bartolomeu, em Bragança, recebeu um prémio pelas boas práticas de controlo de higiene e segurança alimentar. O estabelecimento, que faz parte da rede de Pousadas de Portugal, foi distinguido com o “ForeSee Gold Certificate” pela LusoCristal Consulting.  

Para tal, a unidade teve que obter, por três vezes consecutivas, uma avaliação superior a 80% nas auditorias promovidas pela ForeSee Food Safety na aplicação do Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, baseado nos princípios de HACCP.

“Nós temos tido rigorosas auditorias. Primeiro mensais, depois de dois em dois meses, desde há três anos” refere o director da Pousada de São Bartolomeu. Neste caso, “só para ter uma ideia uma cozinha dita normal dos 10% de pontuação. Nós conseguimos ultrapassar os 80” realça Paulo Silva, para quem este resultado “significa muito trabalho e esforço”.

 

O responsável dá exemplos dos procedimentos seguidos na unidade e que fazem a diferença. “Toda a mercadoria que aqui chega é rigorosamente analisada desde o transporte, condições de temperatura, conservação e já na cozinha temos de manter todos os registos ao nível de temperaturas de aquecimento e arrefecimento e para isso é preciso haver uma série de equipamentos” adianta, salientando que “no fundo é tratar tudo com um enorme carinho pensando no bem-estar do cliente”.

 

Paulo Silva defende que este prémio só traz benefícios para região, aliando a cozinha transmontana à qualidade exigida.

“A determinada altura, houve uma fase em que se achava que a cozinha tradicional podia sair um pouco penalizada com as exigências no âmbito da higiene e qualidade alimentar e ao mostrarmos que é possível aliar as duas coisas, a cozinha transmontana tem a ganhar com isso” refere.

 

A Pousada de São Bartolomeu que está praticamente esgotada para a noite de passagem de ano.

Escrito por Brigantia