Prémio de 5 mil euros para autores que escrevam sobre o Douro

PUB.

Sex, 13/02/2009 - 09:10


A Direcção Regional de Cultura do Norte vai lançar um prémio de Ensaio de cinco mil euros que deverá incidir sobre os autores que escreveram sobre o Douro. No sentido de promover o estudo sobre as suas obras também vai ser assinado um protocolo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.  

É uma iniciativa incluída no projecto “O Douro… Nos Caminhos da Literatura”, do qual vão resultar sete documentários sobre outras tantos escritores com ligações à região: Miguel Torga, Aquilino Ribeiro, João de Araújo Correia, Guerra Junqueiro, Trindade Coelho, Pina de Morais e Domingos Monteiro.

 

A directora regional da Cultura do Norte, Helena Gil, explica que o protocolo com a UTAD pretende que se continue a falar daqueles autores. “Muitos deles estão arredados dos manuais escolares por razões que não têm nada que ver com as suas qualidades como escritores”, começa por explicar.

Por isso mesmo, a responsável diz que “é vontade da universidade de, nos seus cursos de licenciaturas e mestrados, promover o estudo destes escritores do Douro”.

  

Entretanto, a Direcção Regional de Cultura do Norte vai lançar um prémio de Ensaio.

  

Helena Gil adianta que o prémio “será patrocinado pela fundação EDP e que visa premiar os trabalhos de investigação feitos, potenciando a ligação da literatura da literatura com o Douro”.

 

Um prémio de Ensaio no valor de cinco mil euros a que poderão concorrer todos os interessados.

 

A Direcção Regional de Cultura do Norte não quer deixar esquecer os grandes autores nacionais que escreveram sobre o Douro.

Escrito por CIR