Pré-incubadora do IPB ajuda novos empresários

PUB.

Qua, 14/05/2008 - 09:18


Foi inaugurada ontem a pré-incubadora de negócios do Instituto Politécnico de Bragança. Um novo espaço que vai facultar aos jovens recém-licenciados toda a ajuda necessária na criação e desenvolvimento de uma empresa.   

 

O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, revela em que consiste o novo projecto do estabelecimento de ensino. “Uma pré incubadora que será para ajudar a desenvolver aquelas ideias que ainda não estão solidificadas, mas que podem ser ideias felizes e que ainda podem precisar não só da componente de análise económica, mas também da componente de análise de inovação e de análise laboratorial”, esclarece Sobrinho Teixeira.

 

A pré-incubadora já tem seis novas empresas que estão a receber todo o apoio necessário ao seu desenvolvimento. “ Já há seis empresas que estão a desenvolver-se, não esperava que conseguíssemos seis empresas em tão pouco tempo”, revela o presidente do IPB, salientando que as empresas se situam “em sectores diversificados que vão desde a área da Internet, gerontologia, na área das energias renováveis, na área dos cogumelos”. “Estão a ser criadas e vão ser ajudadas por este tipo de apoios”, garante Sobrinho Teixeira.   

 

Sobrinho Teixeira congratulou-se ainda pelo facto de terem sido aceites as candidaturas ao QREN para a certificação de algumas áreas de ensino e de investigação do IPB. Essa certificação vai permitir que as futuras empresas possam concorrer à atribuição de cheques-inovação e investigação. “Aqui há um reconhecimento da instituição como sendo uma instituição certificada para poder induzir inovação, desenvolvimento e tecnologia”, sublinha o presidente do estabelecimento de ensino. “O cheque será dado às empresas que adquirirão os serviços às instituições que entenderem, mas que têm que estar certificadas”, realça Sobrinho Teixeira considerando que “se o IPB não conseguisse esta certificação nunca poderia ser contactado por empresas que o desejassem, porque a elas não seria reconhecido o dispêndio do cheque se a instituição a quem se dirigiam não fosse uma instituição já creditada”.

 

Uma iniciativa que é direccionada sobretudo aos finalistas e recém licenciados do IPB, mas que segundo Sobrinho Teixeira vai também oferecer ajuda à comunidade em geral.