População manifestou-se em Chacim contra encerramento de dependência bancária

PUB.

Seg, 07/03/2011 - 12:29


  Cerca de uma centena de populares da aldeia de Chacim, concelho de Macedo de Cavaleiros, manifestaram-se, esta manhã, contra o encerramento da Caixa de Crédito Agrícola.

A dependência vai abrir as portas apenas à segunda-feira e a população está revoltada e ameaça mesmo transferir as contas para outro banco.

Às 8h a população estava concentrada na principal rua de Chacim e aguardava a chegada da funcionária do banco, que acusam de ajudar fechar a dependência.

 Meia hora depois, funcionária, acompanhada pelo gerente da Caixa Agrícola de Macedo, foram vaiados pela população.

“Respeitem a gente, mais nada”, dizia um dos manifestantes, enquanto os funcionários pediam para os deixar ir trabalhar.

 O presidente da Junta de Freguesia esteve reunido com o gerente do banco.

No final, José Génio não estava satisfeito com a decisão.

 

 “Estivemos a falar com o director, em voz alta, e diz que não se justifica estar aberto um dia por semana. Devia estar aberto todos os dias até ao meio-dia. O director diz que vai a ver o que isto vai dar. Mas isto também vai passar por nós, se virmos que as pessoas vêm trabalhar e ficam com a porta fechada. Aí vamos fazer outra manifestação”, promete.

 A Caixa agrícola está em Chacim há mais de cem anos.

A abertura do banco apenas um dia por semana deixa a população revoltada, que ameaça tirar o dinheiro da instituição.

 

 “O meu saco-o rápido, seja para Macedo ou para onde for. Tenho cá o seguro da casa, a minha conta e venho cá quase todos os dias carregar o telemóvel. As beiças são como as do Catalão da Torre, quando está frio até lhes custa a sair à rua”, bradava uma das manifestantes. Outro popular dizia que tem lá “o seguro e a conta”. “Ainda na sexta-feira tive de ir a Macedo de propósito a levantar dinheiro, porque não sabia se estava aberto”, conta. “E esta caixa já tem mais de cem anos”, dizia a população.

 

Depois desta manifestação, como não houve uma reviravolta na decisão de apenas abrir a dependência de Chacim uma vez por semana, a Junta de Freguesia e a população prometem mais manifestações.

Escrito por CIR