Polis XXI chega a Mirandela

PUB.

Sex, 12/06/2009 - 08:56


Dentro da política de Cidades POLIS XXI, a Câmara Municipal de Mirandela apresentou projectos que se enquadram na estratégia de desenvolvimento urbano da cidade. São projectos no âmbito da regeneração Urbana, Competitividade/Diferenciação e Integração Regional.  

Dentro da Regeneração Urbana está prevista a recuperação do Centro Histórico de Mirandela no valor de 10 milhões de euros, e cujo projecto, denominado “Tua Mirandela”, ficou classificado em primeiro lugar a nível nacional.

30% dos 10 milhões de euros estarão disponíveis  já a partir de 1 de Julho.

Câmara Municipal, Associação de Socorros Mútuos de Mirandela e Paróquia da Senhora da Encarnação vão receber o dinheiro já investido em obras desde Janeiro de 2008.

 

“Neste programa o Governo decidiu adiantar 30% do valor da obra, desde que ela esteja candidatada e com o concurso feito, para que as entidades possam executar obra” confirma o autarca Mirandelense, José Silvano acrescentando que “a partir de 1 de Julho podem candidatar aquilo que já fizeram desde o início do ano e receber o dinheiro”.

 

Com a regeneração do Centro Histórico de Mirandela, pretende-se criar novas funcionalidades que atraiam pessoas e investidores privados.

Uma expectativa confirmada pelo vice-presidente da autarquia local. “Com esta intervenção pretendemos criar novas funções urbanas, chamar mais pessoas para este centro e criar um novo conceito de vida dentro deste espaço regenerado para que os privados venham atrás desta iniciativa e comecem a recuperar edifícios degradados” afirma.

António Branco salienta que existem actualmente projectos contratualizados no valor de 30 milhões de euros, mas a autarquia coloca a fasquia muito mais elevada ao falar de um valor final a rondar os 100 milhões de euros.

 

A apresentação destes projectos deu inicio a um ciclo quinzenal de conferências de imprensa que será levado a cabo pela autarquia de Mirandela, tendo já agendada para a próxima conferência a apresentação do centro Escolar de Mirandela.

Escrito por CIR