PME’s de Bragança apostam pouco na eficiência energética

PUB.

Qua, 14/07/2010 - 10:08


  A aposta na eficiência energética não está a ser uma prioridade para as pequenas e médias empresas do distrito de Bragança.

A 1 de Junho foi lançado um sistema de incentivos do QREN para apoio a Pequenas e Médias Empresas na área da eficiência energética, sobretudo para a utilização de colectores solares térmicos.

Esta terça-feira o Núcleo Empresarial da Região de Bragança organizou uma sessão de divulgação desta medida, mas Helena Videira, do NERBA, admite que os empresários estão mais preocupados com outros assuntos.

“Acho que os empresários estão sensibilizados. Mas nesta altura têm outras prioridades de resposta imediata e estas medidas vêm no sentido de tornar a factura da energia menos penosa e tornar a empresa mais eficiente.”

Luís Silva, da Agência para a Energia, explica as potencialidades deste incentivo.

“Estamos a falar de incentivos à utilização de energia solar, para a utilização de energia solar, quer para fins de aquecimento e arrefecimento, quer também para a produção de águas quentes, incluindo também a possibilidade de financiamento de investimentos que dizem respeito a obras na envolvente, nomeadamente isolamentos térmicos e vãos e envidraçados.”

Eduardo Malhão, construtor civil, e um dos empresários presentes nesta sessão, salienta a importância da eficiência energética para a poupança.

“Pretendemos fazer uma candidatura no âmbito deste programa mas, independentemente disso, estamos sensibilizados para fazer algumas melhorias, sobretudo ao nível térmico, para economizar ainda mais.”

Mas Helena Videira adianta que já há algumas empresas no distrito a fazer uso de formas que levam à poupança energética.

“Há algumas empresas, sobretudo as que trabalham a amêndoa e a castanha, que já têm soluções de eficiência energética há algum tempo instaladas. Era preciso que houvesse mais.”

Em média, o financiamento pode ir até aos 40% para investimentos entre os 10 e os 500 mil euros.

As candidaturas devem ser apresentadas até 31 de Agosto.

Escrito por Brigantia