Pinturas murais do século XVI redescoberta o ano passado em Agrochão já foram recuperadas

PUB.

Ter, 22/06/2021 - 10:05


Está concluída a primeira fase dos trabalhos que vão deixar à vista uma pintura mural, do século XVI, que foi redescoberta, no ano passado, na capela de Nossa Senhora do Areal, em Agrochão, no concelho de Vinhais. 

 A obra já tinha sido encontrada na década de 80. Apesar de tudo, naquela época foi tapada, mas voltou à luz do dia.

O pároco da aldeia, Paulo Pimparel, explica que os primeiros trabalhos se basearam em limpar o que se redescobriu.

Os trabalhos não ficam por aqui. Numa segunda fase, a própria capela vai sofrer algumas obras, nomeadamente na substituição de alguns materiais, que “não são tão dignos” do trabalho que agora ali está.

A intervenções poderão estar concluídas até ao fim do ano.

“É difícil reunir as verbas necessárias de uma só vez, mas ao longo deste ano deveremos conseguir concretizar o que falta”, explicou ainda o pároco.

A pintura foi descoberta há já algumas dezenas de anos mas voltou a ser tapada pelo altar-mor. Agora ficará a descoberto, o que agrada à população, segundo Paulo Pimparel.

“O sentimento é de encontro com a história e do encontro com aquilo que os nossos antepassados, destas terras, construiram. Esta redescoberta proporcionou um profundo sentimento de alegria nas pessoas”, acrescenta.

Nesta primeira fase esteve envolvido Joaquim Caetano, especialista nesta vertente da arte sacra, que colaborou com o Centro de Conservação e Restauro da Diocese de Bragança-Miranda para analisar e tratar a pintura. Segundo disse à Rádio Brigantia, no ano passado, houve pouca sensibilidade, na década de 80, ao se voltar a tapar a obra. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Carina Alves