Piaget quer utilizar azeite para atrair turistas à região

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Sex, 08/10/2010 - 10:52


O azeite transmontano vai servir para atrair turistas à região. “Oleoturismo, um desafio para Trás-os-Montes” é o projecto do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros, que já foi aprovado e que nasce no âmbito da OlivaTMAD, a Rede Temática de Informação e Divulgação da Fileira Olivícola de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Na região deve ainda nascer uma sala de provas de azeite.

Alargar o âmbito da aplicação do azeite. Da mesa para a mente e para o corpo. O Centro de oleoturismo do Piaget de Macedo pretende divulgar o ex-líbris da região, dando ao azeite uma nova vida, explorando a sua vertente turística.

 “Pretendemos desenvolver um centro de oleoturismo, onde a saúde e o bem-estar seriam a chave da investigação e turística, onde iremos abarcar uma componente histórica, humana e turística”, explica Helena Chéu, presidente do Piaget.

Já na sua faceta mais comum, a comercial, falta ao Azeite da Região Transmontana um Laboratório de Análise Sensorial, também conhecido por Sala de Provas. Financiamento também já existe e esta valência deve surgir no Piaget Alimentar, uma empresa do grupo Piaget, presente no Instituto em Mirandela.

 

 “Falta um Laboratório de Análise Sensorial. O objectivo é constituir a sala de provas para o painel analítico dos azeites de Trás-os-Montes. Há necessidade de acreditar o método, certificar o painel de formadores, promover a formação contínua dos formadores e divulgar o nosso azeite”, diz.

  

Um Centro de Oleoturismo, em Macedo de Cavaleiros, e uma Sala de Provas de Azeite, em Mirandela, são os mais recentes projectos do sector olivícola da região. Projectos que nascem dentro do OlivaTMAD e que receberam a comparticipação em 75% PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.

 

Ligados ao OlivaTMAD, para promover o sector olivícola regional, estão também a AOTAD (Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro), o IPB e a UTAD.

Escrito por CIR