Ter, 24/09/2019 - 09:20
Os três animais esperam os visitantes à entrada do centro de interpretação do lobo ibérico. As peças foram criadas por 10 alunos da Escola Superior de Educação do IPB, que participaram numa residência artística no Parque Biológico de Vinhais.
“Tanto eu como todas as meninas que fizeram parte do projecto tivemos oportunidade de além de poder usufruir de todo o ambiente que o parque oferece, também conhecemos mais sobre todas as espécies que fazem parte da região. O Centro do Lobo Ibérico também nos ajudou muito a poder entrar de cabeça dentro do que é o próprio lobo ibérico”, disse Thiago Bellfort, um dos estudantes do curso de arte e design do IPB.
A professora da ESE do IPB, Ana Carreira, explica que foi escolhida a melhor proposta que está agora à entrada do recentemente inaugurado centro.
“Estão três lobos, um deles está a sair como se fosse de uma toca e os outros dois animais estão a caminhar. As peças são de plástico e de material em metal, reaproveitadas. A uniformação foi uma pintura e, inicialmente, começaram a fazer a peça na escola e depois viram-na fazer aqui no espaço”, acrescentou Ana Carreira.
Artur Marques, do Município de Vinhais, destaca o envolvimento dos alunos com o ambiente do parque e a possibilidade de sensibilizar quer os alunos quer os visitantes para a necessidade de preservação ambiental.
“De certeza que vai ser um ponto de atracção à entrada. Todos vão querer tirar fotografais com estas obras de arte magnificas”, disse Artur Marques.
A data para a apresentação dos “três novos habitantes” da infra-estrutura não foi escolhida ao acaso, já que as peças foram concebidas com desperdícios de diversos materiais.
“O que acontece é que em todo mundo, em 172 países, são recolhidos lixos, são reaproveitados e são reutilizados e é um alerta para tentar manter os habitats e a conservação da natureza”, destaca Filipa Domingues, da BioInsight.
Esta actividade inseriu-se no projecto de Sensibilização Ambiental realizado em colaboração entre a BioInsight, o Parque Biológico e Câmara Municipal de Vinhais.
Escrito por Brigantia