Peça de teatro para ajudar idosos a combater assaltantes

PUB.

Qui, 20/08/2009 - 10:08


Dar o exemplo à terceira idade é apenas um dos objectivos do Grupo de Teatro de Morais, que apresenta hoje a sua nova peça: “Velhotas Espertalhonas”.  

O grupo é constituído por 18 elementos, na sua maioria idosos na casa dos setenta anos, e a tournée será feita pelos lares da região, como forma de mostrar que pode haver actividade para lá da reforma…

“A estreia é em Morais, depois vamos para a estrada. Nós vamos trabalhar com lares, porque faz todo o sentido mostrar às pessoas que, não sendo jovens, ainda têm muito para dar. Neste caso vamos servir de exemplo para pessoas que pensando estar ultrapassada uma determinada idade são velhos, são inúteis… Não! Podem fazer teatro”, garante Acácio Pradinhos, da Interactividade, a quem está entregue a produção do projecto.

Os papéis, mesmo para aqueles que não sabem ler, são decorados na íntegra. Os ensaios têm sido intensivos.

Continuamos a ter pessoas que não sabendo ler, decoram os seus papéis e isso é fabuloso. Estão o dia inteiro nas suas tarefas domésticas e agrícolas mas que à noite aparecem religiosamente para ouvir as indicações do encenador.”

Acácio Pradinhos explica ainda porque surgiu o nome “Velhotas Espertalhonas”.

 “Histórias de velhas, de acontecimentos que ocorreram nas suas vidas, que ouviram falar, que correm de boca em boca. A partir daí juntámos vários sketches que contam como velhotas espertalhonas superam dificuldades. E numa altura em que estamos a ser atingidos pelas moléstias da sociedade, como roubos e assaltos a idosos, temos de ensinar os idosos a defenderem-se pela astúcia.”

“Velhotas Espertalhonas”, assim se chama o segundo trabalho do Grupo de Teatro da freguesia de Morais, em Macedo de Cavaleiros. A estreia é amanhã, às 21h30, em Morais. O grupo conta com o apoio da autarquia e da junta de Freguesia.

Escrito por CIR