PCP exige reforço de cobertura de redes móveis no distrito de Bragança

PUB.

Qui, 01/04/2010 - 11:43


O PCP quer que as operadoras de redes móveis assegurem o acesso aos serviços de comunicações móveis e internet na região.  

O partido considera que a cobertura na Terra Fria e no Planalto Mirandês apresenta níveis inaceitáveis e por isso já questionou o Ministério das Obras Públicas Transportes e Comunicações sobre este assunto.

“Contactei a organização do partido, que me referiu que para além de Vila Flor, o problema também se faz sentir com algum significado nos concelhos de Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro e Mogadouro e nas zonas mais rurais do concelho de Bragança. Assim, coloco ao ministério a necessidade de fazer um ponto da situação e encontrar respostas, porque as empresas concessionárias estão obrigadas à cobertura suficiente das redes móveis”, esclarece.

O deputado Agostinho Lopes exige que as operadoras cumpram um serviço universal.

“A existência de uma cobertura total do território. Têm direito a uma cobertura satisfatória, como no litoral”, sublinha.

O reforço da cobertura implicaria investimentos na colocação de antenas.

Agostinho Lopes considera que as empresas não podem pensar só no lucro.

“Percebemos que as empresas sujeitas às preocupações de maximização dos lucros, estão interessadas em cobrir as zonas de grande concentração de população, em Lisboa e no Porto, e pouco interessadas em satisfazer essas obrigações universais nas zonas onde os clientes serão menos”, defende.

Sobre esta situação, o PCP vai também questionar a ANACOM, a Autoridade Nacional das Comunicações.

Escrito por Brigantia