PCP apreensivo com falta de meios do Parque do Douro Internacional

PUB.

Qui, 04/02/2010 - 10:15


O PCP está incomodado com a actual situação de falta de vigilância do Parque Natural do Douro Internacional e, por isso já questionou a ministra do Ambiente. Mas o deputado Agostinho Lopes avisa que não vai esperar os 30 dias legais que Dulce Pássaro tem para responder, e vai interpelá-la na discussão do Orçamento de Estado para este ano.  

“Vamos ter certamente agora uma possibilidade e só se não tiver oportunidade nem tempo disponível é que não o farei”, garante.

O parlamentar também não concorda com a nova organização das áreas protegidas do país, agrupadas em departamentos e com administração concentrada num só local.

“É evidente que parques da dimensão do do Douro Internacional ou de Montesinho, não podem estar dependentes de um director que anda a saltar de parque para parque, mas que não tem verdadeiramente nenhum à sua responsabilidade”, diz.

A questão da falta de vigilância e de meios técnicos preocupa o deputado do PCP, sobretudo no Verão.

“Estamos preocupados, a situação na voz de quem conhece o problema, corroboram todas as nossas informações da ausência de meios, particularmente de recursos humanos” ou mesmo equipamentos de intervenção rápida.

O Parque Natural do Douro Internacional está sem vigilância desde Outubro do ano passado e com apenas quatro técnicos.

Segundo o PCP já teve dez técnicos e sete vigilantes da natureza.

O Partido Comunista quer saber que dotação vai Governo atribuir para o Parque no próximo orçamento de Estado.

Escrito por CIR