Património etnográfico do Planalto Mirandês na Festa do Avante

PUB.

Sex, 05/09/2008 - 08:27


Os produtos tradicionais do nordeste transmontano vão ser um dos atractivos da 32ª edição da Festa do Avante, que começa hoje na Quinta da Atalaia, Seixal. A Direcção da Organização Regional de Bragança do Partido Comunista (DORBA) não vai faltar à festa organizada pelo PCP e que este ano vai presentear os visitantes com delícias típicas do distrito de Bragança.  

“O solar da mirandesa, a cozinha dos nordeste transmontano com alheira, chouriças, feijoada e os vinhos da região” refere José Brinquete, da DORBA.

Para além da gastronomia, o distrito vai ter representando os seus elementos tradicionais numa exposição, cujo tema será o património etnográfico do Planalto Mirandês. “A multidão que vai à Festa do Avante vai ter um primeiro contacto com a língua mirandesa, para além dos valores etnográficos como a gaita-de-foles e elementos artesanais da agricultura”.

 

Na exposição vão estar ainda em destaque as propostas políticas para o distrito de Bragança. “É um distrito altamente fustigado pelas políticas do PS e do PSD mas que não está condenado à desgraça porque acreditamos que tem grandes potencialidades” afirma José Brinquete.

 

O cartaz vai contar com grupos musicais e culturais da região trasmontana como os Galandum Galundaina, o grupo Tíbia, os Pauliteiros de Miranda do Douro e o Teatro em Movimento.

A festa do Avante termina no próximo domingo.