PUB.

Partido Ecologista “Os verdes” organiza medidas de manifesto à barragem do Tua

PUB.

Sex, 04/04/2008 - 08:52


O Partido Ecologista “Os verdes” está a preparar um conjunto de acções para impedir a construção da barragem do Tua. Algumas delas poderão passar pelo recurso aos tribunais portugueses e europeus. 

Os verdes mantêm que a construção da barragem é um crime ambiental em pleno Alto Douro Vinhateiro Património Mundial, pois o paredão vai nascer junto à foz rio do Tua.“ Os Verdes estão decididos ir até às instâncias europeias, a nível jurídico, de justiça recorrer a todos os meios que existem no sentido de impedir aquilo que consideramos um crime ambiental e algo que viola até os compromissos de Portugal pela lei”, garante Manuela Cunha, dirigente dos Verdes, que alega também que os postos de trabalho anunciados para a barragem, bem como o desenvolvimento de que se fala para a região, são apenas uma miragem. “Eu julgo que toda a gente que tenha conhecimento em Portugal do que se passa nas outras barragens, saberá que logo após a sua construção pouco ou nada fica com postos de emprego”, sublinha Manuela Cunha.Os Verdes vão reunir este fim-de-semana no Alentejo para definir um conjunto de acções no sentido de impedir a construção da barragem do Tua.

Este empreendimento hidroeléctrico foi já adjudicado à EDP por um prazo de 75 anos.O início da construção está previsto para Setembro de 2009, tendo uma duração prevista de quatro anos.