Parque Natural de Montesinho comemora 45 anos com apresentação de novos projectos

PUB.

Seg, 02/09/2024 - 09:06


Foram apresentados novos projectos e  ainda foi inaugurado o Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho, situado na antiga escola da aldeia de Montesinho. Um investimento de 170 mil euros, 150 mil financiados pelo Fundo Ambiental

O sucesso do Parque Natural de Montesinho só é possível com o envolvimento da população. Foi isso que defendeu o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, na passada sexta-feira, nas comemorações do quadragésimo quinto aniversário da área protegida, que abrange mais de 90 aldeias dos concelhos de Bragança e Vinhais. “Há uma componente técnica do ICNF, dos técnicos que estão directamente relacionados, mas tem que ser sempre feito em harmonia com as populações. Se um parque desta natureza, desta dimensão, desta qualidade, não tiver o envolvimento das populações locais, o sucesso é muito difícil de atingir. E o envolvimento das populações faz-se com aprendizagem, com a explicação clara do que se pretende, com os benefícios que as pessoas podem retirar. E é isso que penso que está aqui a acontecer. Também tive a oportunidade de trocar impressões com o senhor presidente de Junta, às vezes as populações querem ter outro tipo de intervenção, mas com pedagogia, com conhecimento e com ciência penso que é possível”, referiu.

As comemorações começaram na antiga escola de Vilarinho, aldeia de Bragança, onde está um dos novos projectos do parque. O “Montesinho para todos” que consiste num mapa digital onde estão três percursos pedestres, mas também várias informações sobre a região. “São três, o PR4, o PR15 e o PR16, percursos magníficos que têm como ponto de partida ou Vilarinho ou Espinhosela e nós neste centro vamos dar a conhecer os valores naturais destes três percursos, mas também através deste mapa interactivo, dar a conhecer as praias fluviais, os outros percursos pedestres do Parque Natural de Montesinho, os restaurantes, os alojamentos locais”, explicou Miguel Nóvoa.

Outro dos pontos altos do aniversário foi a inauguração do Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho, situado na antiga escola da aldeia de Montesinho. Um investimento de 170 mil euros, 150 mil financiados pelo Fundo Ambiental. O presidente da câmara de Bragança, Paulo Xavier, salienta que esta é a porta de entrada para o parque. “E não há nada melhor que ser em Montesinho, que dá o nome ao Parque Natural Montesinho. Tivemos a preocupação de elementos naturais, como a madeira, como a cortiça. Há lá equipamentos multimédia, onde tem o património, quer histórico, quer cultural, quer natural, quer também das actividades económicas. A Porta de entrada é inovação. Aproxima-se com o telemóvel, a pessoa depois recebe um sinal, tem que preencher um formulário e a porta abre-se”, frisou.

A directora regional do Instituto de Conservação das Naturezas e Florestas, Sandra Sarmento, adiantou ainda que no âmbito do plano de co-gestão, que envolve o ICNF e municípios, já foi aplicado cerca de um milhão de euros.

O secretário de Estado do Ambiente adiantou também que Fundo Ambiental vai ainda abrir candidaturas, para projectos que podem ser submetidos pelo Parque Natural de Montesinho. Estão disponíveis 500 mil euros.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Ângela País