Seg, 24/05/2010 - 09:21
“É um percurso perfeitamente sinalizado onde podemos ficar a saber um pouco mais sobre as espécies que encontramos” explica a directora do Parque Biológico de Vinhais.
“Há espécies ameaçadas de extinção e por isso é importante alertar quem nos visita”.
Esta estação é composta por oito biospots, cada um com informação específica. “Estão colocados ao longo do percurso e em zonas onde há determinadas espécies” refere Carla Alves. “Junto àquela massa de água encontramos as libelas, libelinhas e borboletas” exemplifica, acrescentando que “se formos para o alto da Cidadelha encontramos biospots que nos falam da vegetação que existem ao longo dos caminhos rurais”.
Carla Alves destaca ainda um exemplo de como o Parque Biológico de Vinhais tenta preservar espécies características da região e que já se encontravam em perigo.
“Nós fomos o primeiro criador de cabra preta a nível nacional e isto demonstra a nossa preocupação pela manutenção de espécies” pois, actualmente “estamos a fazer reprodutores para entregar a produtores que queiram trabalhar com a raça em linha pura” adianta a responsável.
Aliada a estas iniciativas, está ainda a tentativa de sensibilizar todos aqueles que visitam este espaço natural para os diversos problemas que as espécies enfrentam nos dias de hoje.
Escrito por CIR