Palheiros podem vir a dar lugar a unidades turísticas em Fornos

PUB.

Qua, 20/08/2008 - 07:34


A Junta de freguesia de Fornos, do concelho de freixo de Espada à Cinta quer aproveitar os 190 palheiros daquela zona para ecomuseus e unidades turísticas.

Carlos Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Fornos fala do projecto, que segundo este autarca reúne todas as condições para se concretizar. “A freguesia de Fornos insere-se no parque do Douro Internacional e está entre Mogadouro e Moncorvo, faz parte do planalto”, assinala Carlos Pereira sublinhando que pretendem “tornar parte destes palheiros em ecomuseus e alguns deles serão transformados em pequenas unidades turísticas que poderão servir os turistas e as próprias pessoas do país”.

 

Carlos Pereira considera que é necessário que os proprietários dos palheiros se unam e lancem uma candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).

 

Contudo, nem todos têm demonstrado interesse em dinamizar estes espaços. Para persuadir os proprietários a lançar uma candidatura ao QREN já foram tomadas medidas para impulsionar o projecto na aldeia. “Neste momento para além do trabalho que estamos a fazer no terreno que é dotar os palheiros das infra-estruturas necessárias, vamos fazer a publicação da segunda edição do livro dos palheiros de Fornos”, anuncia o presidente da Junta de Freguesia afirmando ainda que “estamos a pensar convocar uma reunião com todos os proprietários para podermos tomar uma posição”.

 

Com vista à concretização do projecto, a junta de freguesia tem vindo a colocar nos palheiros infra-estruturas de saneamento básico e electricidade.