PAC está a destruir a agricultura

PUB.

Qui, 28/05/2009 - 08:21


A União Europeia tem de reformular a PAC – Política Agrícola Comum. Esta é uma das propostas que constam do programa da CDU para as eleições europeias e que foi defendida por Manuel Rodrigues, um dos elementos que integra a lista de candidatos pela coligação.  

O comunista esteve ontem em Bragança a participar em mais uma conferência-debate promovida pelo IPB onde considerou que a actual política só contribuiu para a destruição do sector “sobretudo da pequena e média agricultura, a agricultura familiar e de montanha através da destruição de importantes culturas”.

Para o candidato esta situação leva “ao abandono e desertificação das zonas do interior pois basta ver que desde 1999 até 2006 foram destruídas 250 mil explorações e cerca de 500 mil pessoas abandonaram a actividade agrícola”.

 

Ainda em matéria de agricultura, Manuel Rodrigues critica a distribuição das ajudas comunitárias.

“Se perguntarmos as agricultores desta região quanto é que receberam desses fundos comunitários vão dizer que só têm umas migalhas nos bolsos” refere, salientando que “há estudos que dizem que 90% desses fundos foram parar ao bolso de apenas 10% de grandes agricultores que receberam o dinheiro para não produzir ou desactivar a sua produção”.

 

O candidato mostra-se preocupado com os níveis de abstenção que as eleições europeias podem vir a registar em Portugal.

“Nas últimas eleições europeias a abstenção andou na ordem dos 60% e as sondagens já vão dizendo que este ano vai ser superior e haveria todo o interesse em contrariar este processo de afastamento dos cidadãos da vida política”.

 

Nesta conferência-debate, o candidato da CDU manifestou-se contra o Tratado de Lisboa e defendeu que nesta e noutras matérias europeias seria necessária uma consulta popular.

Escrito por Brigantia