P-WRC Rallye da Suécia: Flodin vence em casa e Armindo Araújo terceiro

PUB.

Dom, 14/02/2010 - 23:10


O sueco Patrik Flodin conquistou a vitória na produção com o seu Subaru Impreza, e espera que esse resultado o ajude a conseguir uma temporada completa de sucesso no P-WRC deste ano.

Flodin participou como piloto convidado na primeira prova do Campeonato de Produção e terminou 1 minuto e 13,1 segundos à frente do norueguês Anders Gröndal, também em Subaru. 

Flodin assumiu a liderança no primeiro troço e dominou desde então, alcançando vitória em 14 das 21 etapas do rali.

No final da última etapa, o piloto de apenas 25 anos disse: "É óptimo começar a temporada com uma vitória e espero disputar toda a temporada do P-WRC deste ano. Foi genial ganhar o rali em casa e para mim é uma grande vitória em todos os sentidos."

Gröndal, entretanto, teve um dia cheio de incidências com o Impreza. No 3ª troço cronometrado (TC) alcançou o carro que saiu antes dele e do TC7 ficou sem luz e teve de completar toda a secção, às escuras. No segundo dia também começou com o pé errado, quando na tentativa de alcançar o Flodin, no TC9 entrou numa vala cheia de neve e ficou com a entrada de ventilação bloqueada.

Apesar de não ter conseguido a vitória, Gröndal está satisfeito com o seu progresso. "Há muito tempo que não conduzia um carro do grupo N e neste rali aprendi muito", disse. "Aprende-se mais que nos ralis do nacional, por isso sinto-me bem com o resultado."

O atual campeão do P-WRC, Armindo Araújo foi o terceiro em Mitsubishi Lancer, 3 minutos e 51,8 segundo de Gröndal. O português teve que dura batalha com Martin Semerad durante os primeiros dois dias de corridas. Pelo menos até Semerad ter ficado fora da luta.

Armindo Araújo e Miguel Ramalho alcançaram o melhor resultado de sempre nesta prova, foram a primeira dupla não nórdica e os primeiros entre as equipas que utilizaram carros Mitsubishi. Com a alteração implementada pela FIA no que respeita ao esquema de pontuações, o piloto português somou assim os primeiros 15 pontos no campeonato, liderado a partir de hoje pelo sueco Patrik Flodin.

Após duas primeiras etapas onde lutou intensamente, com Martin Semerad, pela terceira posição do pódio, Armindo Araújo teve um dia bastante tranquilo pois a partir do momento em que o piloto checo ficou definitivamente fora da corrida, só teve de levar o carro até ao fim para cumprir os objectivos.

“Estávamos preparados para lutar até ao fim pelo pódio mas quando percebemos que o nosso adversário se tinha atrasado, mantivemos apenas um ritmo cauteloso para chegar ao fim”, começou por dizer o piloto tirsense que, na chegada a Karlstad, mostrou-se muito satisfeito com o resultado alcançado. “Esta foi a melhor classificação de sempre na Suécia e tendo em conta as características da prova, só podemos estar felizes. Sabíamos à partida que lutar com os pilotos nórdicos era muito difícil e por isso conseguimos terminar no lugar que traçamos como objectivo principal”, afirmou ainda. O Rali da Suécia marcou a estreia do Mitsubishi Lancer Evo X, preparado pela Ralliart Itália, nos pisos de neve e apesar das dificuldades sentidas este primeiro exame passou com nota positiva. “O Evo X é bastante mais pesado que a versão anterior o que provoca um maior desgaste nos pneus. Apesar de algumas alterações durante a prova as afinações não foram as ideias e em condições tão particulares como as da Suécia, tivemos de saber gerir o rali de forma inteligente. Atacamos quando sentimos que o podíamos fazer sem correr riscos e defendemos quando tivemos mais dificuldades. Sabemos que teremos de continuar a evolução do carro mas conseguimos passar neste difícil teste com um óptimo resultado”, concluiu o piloto.

O italiano Fabio Frisiero terminou em quarto lugar na categoria e Martin Semerad no quinto.