Qui, 23/12/2010 - 12:13
Recorde-se houve duas pausas nos trabalhos originados por duas providências cautelares interpostas pela Águas do Marão no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel. A empresa temia que a perfuração da serra lhe prejudicasse as captações e conseguiu que as obras fossem suspensas por duas vezes.
Em Agosto deste ano foram retomadas e não mais voltaram a parar.
Mesmo assim, só lá para finais de 2012 é que poderá abrir a tão ambicionada alternativa rodoviária ao sinuoso e mortal IP4, na Serra do Marão.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, confirma o atraso e a previsão de abertura:
“Não se deve a uma má gestão da obra mas a vicissitudes que todo conhecem. O que faz com que a obra tenha, no final, um atraso de nove meses que não é possível recuperar, porque os rendimentos na gestão do túnel não podem ir mais longe. Tínhamos previsto que a obra estivesse concluída no final de 2011 mas só ficará no terceiro trimestre de 2012.”
Paulo Campos acompanhou ontem os dois ministros que se deslocaram a Alijó para assinalar a abertura do primeiro troço do IC5: o da Presidência, Pedro Silva Pereira, e o das Obras Públicas, António Mendonça.
Ontem abriram ao trânsito sete dos 145 quilómetros do IC5, que vai ligar o IP4, na zona do Pópulo, a Miranda do Douro.
Nas previsões de Paulo Campos, dentro de um ano já será possível viajar ao longo de toda esta via, bem no IP2, entre Valbenfeito, em Macedo de Cavaleiros, e Celorico da Beira:
“A programação da concessão mantém-se, como era nossa estimativa, e estamos a cumprir os prazos e os orçamentos.”
Das duas vias da concessão do Douro Interior, estão já abertos ao trânsito os 7 quilómetros do IC5, entre o IP4, no Pópulo, e o nó de Carlão, perto da Chã, no concelho de Alijó, e os 29 quilómetros com perfil de auto-estrada do IP2, entre Celorico da Beira e Trancoso.
Escrito por CIR