Obras em estrada geram descontentamento por falta de segurança para peões

PUB.

Seg, 21/06/2010 - 11:04


As populações de algumas freguesias de Mirandela atravessadas pela estrada nacional 315 ameaçam manifestar-se e impedir a continuação das obras de beneficiação daquela estrada que estão a decorrer entre Rebordelo e o nó do IP4, em Mirandela. O motivo prende-se com a alegada falta de segurança em alguns locais do troço que já causaram duas mortes por atropelamento.  

Já decorrem há algum tempo as obras de beneficiação da estrada nacional 315, entre Rebordelo, no concelho de Vinhais, e o nó do IP4, em Mirandela, que têm um custo total superior a nove milhões e meio de euros.

No entanto, em algumas localidades as populações têm vindo a demonstrar muita contestação à falta de segurança na estrada.

Em Cabanelas, por exemplo, o presidente de junta não tem parado de solicitar à Estradas de Portugal, dona da obra, que tenham em conta esta questão, até porque já houve duas mortes por atropelamento junto à aldeia.

 

“Nós reivindicamos passeios à beira da estrada, a retirada do abrigo e de algumas oliveiras para haver visibilidade e até um separador central para haver mais segurança porque tem havido ali muitos acidentes” refere o autarca, salientando que “até já morreram ali duas pessoas atropeladas”.

Carlos Silva está indignado com as respostas vagas que têm sido dadas pela Estradas de Portugal e que, em seu entender, não têm qualquer fundamento. “Dizem que é da crise mas se formos a Abambres e Vale Salgueiro gasta-se ali muito dinheiro e aqui seriam uns tostões e não o fazem” refere, acrescentando que “de Bragança e Vila Real não me respondem e de Lisboa dizem-me que não há tráfego urbano e por isso não se justifica”.

O autarca diz que está farto desta situação, tal como a população e admite partir para um corte de estrada e uma manifestação. “Farei tudo para que isto seja resolvido nem que se corte a estrada e o povo está comigo”.

 

A ameaça é para levar em conta.

Se a Estradas de Portugal não dotar a estrada de condições de segurança, as populações vão manifestar-se.

 

Do lado da população está a concelhia de Mirandela do PSD que, ontem, reuniu, em Cabanelas, com os presidentes de junta e com a população e ouviu as queixas.

O líder da concelhia laranja, diz que vai fazer chegar esta insatisfação a várias entidades e se as respostas não chegarem no prazo de duas semanas, então apoia as medidas radicais que as populações pretendem tomar.

“Vamos pedir explicações junto da EP, mas se tivermos o mesmo tipo de resposta que foi dada a esta gente iremos partir para outro tipo de contestação” ameaça António Branco, acrescentando “se as pessoas não respondem, tem de haver alguma maneira de as fazer falar”.

 

O PSD ao lado das populações de algumas freguesias do concelho de Mirandela que contestam a falta de segurança na estrada nacional 315 entre Rebordelo e Mirandela que está a ser alvo de obras de beneficiação.

Escrito por CIR