Obras dos centros escolares de Bragança estão atrasadas

PUB.

Qui, 17/12/2009 - 10:18


Os centros escolares da Sé e Santa Maria, em Bragança já não vão começar a funcionar este ano lectivo. É pelo menos essa a previsão do presidente da câmara. As obras foram adjudicadas há um ano e na altura calculava-se que os pólos começassem a funcionar em Janeiro de 2010. No entanto, as obras estão atrasadas.  

“A construção do centro escolar de Santa Maria está dentro dos prazos, previa-se que fosse concluída no final de Novembro ou Dezembro, mas há um pedido de prorrogação dos prazos por parte da empresa para meados de Janeiro” adianta o autarca, Jorge Nunes. “Mas temos uma dificuldade com a construção do acesso, pois as condições climatéricas não nos permitem construir um acesso em tempo útil” e por isso “o centro escolar ficará concluído mas só mais tarde é que irá abrir”.

 

No entanto, o problema maior está a colocar-se no centro escolar da Sé onde as obras estão muito mais atrasadas. “Há atrasos por parte da empresa e dificuldades de cumprir calendário e essa obra não estará concluída antes do final de Abril” revela.

 

Por causa destes atrasos, a autarquia questiona agora se os centros escolares ainda vão abrir este ano lectivo, mas o mais provável é que não. “É uma situação que temos de avaliar e ponderar com os agrupamentos sobre a utilidade da entrada em funcionamento durante este ano lectivo” refere o edil.

 

Jorge Nunes garante que estes atrasos nas empreitadas não são motivados por falta de pagamentos às empresas construtoras. “Nos centros escolares pagamos sem excepção a 30 dias, não uma única factura que ultrapasse esse prazo de pagamento” assegura.

 

O autarca de Bragança garante ainda que o atraso nos prazos de execução não coloca em risco o financiamento comunitário que estas obras receberam.

Escrito por Brigantia