Qua, 09/06/2010 - 10:04
Há cerca de 15 anos a Assembleia Municipal de Macedo aprovou a desactivação do antigo cemitério da cidade e a transladação dos corpos para o novo cemitério para naquele lugar construir um parque de estacionamento em altura.
Neste momento, a autarquia macedense está a construir um parque de estacionamento, mas por detrás da rua Pereira Charula.
O vereador socialista, defende que o investimento que está a ser feito nesta nova obra deveria ser canalizado para o parque que se pretendia construir no antigo cemitério.
“Julgamos que esta não é a melhor forma porque o dinheiro que se vai gastar neste parque devia ter sido canalizado para uma obra começada há seis anos” refere Rui Vaz.
O espaço do antigo cemitério continua ermo e o vice-presidente da autarquia de Macedo, afirma que poderá surgir no local uma zona ajardinada. “Na altura pensava-se fazer um parque de estacionamento coberto, ma Macedo não tem carros suficientes para esse espaço” justifica Duarte Moreno, acrescentando que “estamos a ponderar outro projecto que poderá ser uma zona para dignificar o local”.
Quanto à construção do actual parque de estacionamento, Rui Vaz teme que vá afectar a existência do parque da cidade.
“Aquilo que nos incomoda é ver que não há planificação para aquela zona. Estrategicamente não há nada que nos diga que as coisas estão a ser feitas convenientemente” considera, salientando que “a dimensão daquela parque de estacionamento vai colidir com plano urbano da cidade”.
Duarte Moreno garante que o parque de estacionamento não vai matar a zona verde, mas sim servi-la. “A oposição quer fazer crer às pessoas que nós estamos a matar a zona verde e isso não é verdade” garante. “Estamos a cumprir o projecto na sua integra”.
O novo parque de estacionamento de Macedo de Cavaleiros deve estar pronto daqui a um ano e foi comparticipado em 75% pelo QREN.
Escrito por CIR