Nuvem de fumo cobre Bragança proveniente de incêndios em Espanha

PUB.

Sex, 17/06/2022 - 10:41


Há neste momento um grande incêndio activo, entre Terras de Aliste e Puebla de Sanabria, em Espanha, sendo que a nuvem de fumo se estendeu até Bragança.

O incêndio de grandes proporções, poderá ter tido origem na trovoada e foi alastrando com o vento, propagando-se por 3 mil hectares, estando as chamas neste momento a 10 quilómetro de Guadramil, no concelho de Bragança. O comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança, Carlos Martins, explica que estão em contacto com as autoridades espanholas para acompanhar a situação:

“É um incêndio que começou há dois dias a Este de Guadramil e Petisqueira e parece que durante a noite, devido ao aumento da intensidade do vento, o combate está a ocorrer desfavoravelmente. As entidades espanholas disseram-nos que há muito pouca probabilidade de o incêndio chegar a Portugal, até porque durante a tarde vai haver uma rotação do vento para Norte, ou seja, vai soprar de sul”, afirmou.

A intensidade do fumo sentida no norte do distrito nomeadamente em Bragança está relacionada com actividades de contrafogo.

Cinco aldeias espanholas foram já evacuadas durante a noite.

Apesar de a protecção civil estar confiante que o incêndio não vai chegar ao território nacional, os Bombeiros de Bragança vão ter uma equipa na zona da Petisqueira e Guadramil de prevenção. Escrito por Brigantia.