Nuno Fernandes quer aproximar sociedade civil do Aero Clube de Bragança no seu último mandato

PUB.

Seg, 15/04/2024 - 11:15


Nuno Fernandes foi eleito para o terceiro e último mandato na presidência do Aero Clube de Bragança

Depois de seis anos à frente do aeroclube, o presidente quer, nos próximos três anos, remodelar o actual bar do aeródromo municipal, de forma a criar um espaço mais moderno e funcional para a realização de pequenos encontros temáticos. Outra das grandes pretensões é também estreitar a relação entre o aeroclube e a sociedade civil. “Queremos engradecer ainda mais o aeroclube. Temo-lo muito ligado à parte aeronáutica e então aquilo que queremos é recuperar um bocadinho a sociedade civil, queremos trazer mais gente, nossa, ao aeródromo. Para isso, temos agora novos elementos, menos ligados à aeronáutica, que pensam menos em aviões, pensam mais na sociedade civil. Estamos à espera de receber deles algumas estratégias. Uma já sabemos: queremos criar um espaço no aeródromo que seja convidativo para toda a gente, que possa ali passar fins-de-semana, com a família. Estamos a pensar também noutros eventos que podem vir a ocorrer”.

Nuno Fernandes recuperou o Raid Ibérico, uma iniciativa que estava adormecida. Além disso, foi também quando este assumiu a presidência do aeroclube brigantino que se criou o Careto Airshow, um festival aéreo que tem trazido, anualmente, a Bragança vários pilotos e entusiastas, bem como vários curiosos que se juntam, no aeródromo, para assistir a exibições aéreas. “Quando comecei no mundo da aviação, fui a alguns espectáculos e dizia ‘isto em Bragança era fenomenal’. Em conjunto com a minha equipa, decidimos então fazer um evento diferente. Pusemos-lhe um nome que tem a ver com a região, Careto Airshow, e acabamos por fazer este festival que, hoje, é já uma referência internacional. Claro que me orgulho muito de o ter feito. Além disso, o Raid Ibérico estava desligado de Bragança, tendo sido criado, há mais de 20 anos, pelo aeroclube e foi preciso recuperá-lo. São os dois grandes eventos do aeroclube”.

Desde que Nuno Fernandes assumiu a presidência do Aero Clube de Bragança muita gente tem voado e conhecido o território a partir do céu. Estes voos são solidários e o seu custo reverte a favor de instituições. O aeroclube já apoiou várias, em Bragança, nomeadamente a Cruz Vermelha, com cinco mil euros. “Os voos solidários são para continuar. Aquilo que nos alegra também é levar a voar pessoas que, de outra forma, não conseguiriam. É muito satisfatório, para nós, ver a cara das pessoas, lá em cima, no ar, a voar. Já conseguimos, nos últimos seis anos, levar mais de 750 pessoas a voar. Ainda queremos levar mais. Gostávamos de passar as mil. Além disso, s voos solidários são também um atractivo turístico. Há muita gente que vem a Bragança para voar e depois acaba por ficar um fim-de-semana ou, pelo menos, dormir cá uma noite, comer nos nossos restaurantes”.

Nuno Fernandes está na direcção do Aero Clube de Bragança desde 2017. Agora, foi reeleito para o terceiro e último mandato, sendo que foi o único que se apresentou a eleições. A lista manteve-se com pequenas alterações. Os novos elementos nada têm a ver com a atividade aeronáutica. É uma estratégia para abrir e aproximar o aeroclube da sociedade civil.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves