Número de partos aumentou 24.1% na maternidade de Bragança em 2025

PUB.

Qui, 12/02/2026 - 17:05


A maternidade de Bragança registou, em 2025, 459 nascimentos, um aumento de 91 partos, em relação a 2024

A maternidade de Bragança registou, em 2025, 459 nascimentos, mais 91 partos do que em 2024. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Nordeste referiu que se trata de um aumento “significativo” de 24,1% face a 2024, em que se registaram 368 nascimentos.

No comunicado a ULS refere ainda que este aumento é um “indicador relevante” da confiança da comunidade, no que aos cuidados de saúde materna e infantil diz respeito. Refletindo também “o profissionalismo, a dedicação e o empenho das equipas multidisciplinares da entidade.”

Este aumento de partos ocorreu na mesma altura em que “o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia” desta unidade de saúde passou a ter “instalações renovadas”.

Neste serviço as salas de parto e enfermarias foram ampliadas e modernizadas. Também foram requalificados e criados novos espaços de vigilâncias, assim como foi melhorado o acompanhamento, tratamento e realização de meios complementares de diagnóstico Com equipamentos clínicos modernos e de alta tecnologia, a ULS Nordeste passa agora a garantir avaliações mais precisas, maior eficiência no atendimento e mais segurança e conforto para as utentes.

Esta requalificação contou com um investimento de cerca de 713 mil euros, financiados no âmbito do Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Tendo permitido reforçar “a qualidade, o conforto e a segurança dos cuidados prestados a grávidas, recém-nascidos e famílias”, lê-se ainda no comunicado.

A ULS do Nordeste conclui realçando que, através da articulação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários, assegura a vigilância e o acompanhamento na área da Saúde Materna, numa ótica de proximidade com a população que serve, ao nível do planeamento familiar, gravidez e preparação para a parentalidade, assim como na área da Saúde Infantil.

A ULS do Nordeste refere estar “satisfeita” que o número de partos tenha aumentado na maternidade da Unidade Hospitalar de Bragança, em 2025. Refere ainda que, para 2026, esperam que a esta tendência do aumento de partos “se mantenha”.

Escrito por Rádio Brigantia.

Jornalista: 
Cindy Tomé