Qua, 08/09/2010 - 09:05
A infra-estrutura é inaugurada um ano depois do que inicialmente estava previsto.
Um salto de qualidade em relação às actuais instalações escolares, diz autarca de Macedo, que enumera as características do novo centro escolar, que abre portas já na próxima segunda-feira.
“As salas de aula estão apetrechadas do melhor. Tem a biblioteca, refeitório, espaço de ginástica, salas multimédia, toda a zona exterior com condições de brincadeira em segurança” afirma Beraldino Pinto, acrescentado que para os funcionários “oferece também condições de manutenção pelo facto de ser um edifício moderno”.
No início do ano lectivo do ano passado já se falava na possível abertura do novo centro escolar.
O atraso esteve relacionado com questões de obra.
Beraldino Pinto frisa que o edifício não esteve pronto no início do anterior ano escolar e que, para pais, alunos e professores, uma mudança a meio do ano não teria sido benéfica.
“Abrir no ano passado seria acabar as obras correr e quando se percebeu que não seria uma solução desejável optou-se por fazer uma reprogramação para que tudo estivesse pronto no início deste ano lectivo porque a transferência nesta altura seria mais vantajosa para todos” refere, salientando que “toda a planificação foi feita para fazer coincidir a abertura no inicio deste ano lectivo”.
O novo centro escolar apenas vai acolher as crianças dos primeiros dois anos do 1º ciclo.
Terceiro e quartos ficaram nas instalações da EB2/3.
“É fazer uma distribuição dos alunos em duas áreas da cidade. A concentração no mesmo local teria algumas vantagens, mas isso passava para uma escala que não se entendeu ser a mais vantajosa mesmo em ternos de fluxos de circulação na cidade” explica Beraldino Pinto.
O novo Centro Escolar de Macedo, em pleno funcionamento, terá capacidade para cerca de 400 alunos.
Escrito por CIR