Novas regras na inspecção dos veículos

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Qua, 20/08/2008 - 12:03


A partir de hoje, há novas regras na inspecção de veículos automóvel. As viaturas devem ser apresentadas nos centros de inspecção durante os três meses que antecedem o dia em que o automóvel foi matriculado pela primeira vez, uma informação que pode ser encontrada no livrete ou no Documento Único Automóvel.

20 de Agosto marca o início de novas regras das inspecções periódicas obrigatórias das viaturas. Com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 136/2008, de 21 de Julho, os veículos devem ser apresentados para inspecções periódicas obrigatórias, tanto à primeira como às subsequentes, durante os 3 meses que antecedem o dia em que o automóvel foi matriculado pela primeira vez.   O IMTT justifica esta mudança com a necessidade de distribuir melhor as inspecções ao longo do mês, evitando o grande afluxo de veículos, que habitualmente se apresentam nos últimos dias do mês nos centros de inspecção.

Outro motivo passa por evitar, aos proprietários dos veículos, os prolongados tempos de espera decorrentes da maior concentração de veículos no final de cada mês e finalmente esta alteração visa assegurar a realização atempada das inspecções periódicas obrigatórias, contribuindo simultaneamente para a melhoria da sua qualidade técnica.   De acordo com o Relatório de Inspecções Técnicas de Veículos, elaborado pelo IMTT, o número de inspecções e reinspecções realizadas em 171 Centros de inspecção aumentou 15,53 por cento nos últimos 5 anos, registando-se um total superior a cinco milhões, em 2007.

No distrito de Bragança, o número de veículos inspeccionados em 2007 foi de 90920, contra os apenas 87174, em 2006.

No distrito de Vila Real, o ano passado foram inspeccionados 90785 veículos, mais 1000 que em 2006. Quanto à percentagem de reprovações, no distrito de Bragança ronda os 19%, enquanto em Vila Real a reprovação é de 21%.

 

Em ambos os distritos, a taxa de reprovação é superior à média de reprovação do país que se fixou nos 18,7%. Em todos os tipos de veículos, o mau funcionamento de luzes e equipamento eléctrico foi o principal motivo para as reprovações.

Nos ligeiros, os problemas relacionados com o quadro e os acessórios são o segundo motivo, e só depois aparecem os aspectos relacionados com suspensão, direcção e travões. Nos pesados, que têm a maior taxa de reprovação, o sistema de travagem é o segundo principal motivo de chumbo.