Novas regras de contabilidade afectam agricultores

PUB.

Sex, 19/02/2010 - 10:27


A entrada em vigor de novas regras de contabilidade vai obrigar os agricultores a uma alteração de mentalidades. O alerta é deixado por Ana Moreira, directora da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.  

Desde Janeiro que foram alteradas as regras de contabilidade, para estarem iguais ao que se faz na Europa e mesmo nos EUA.

Ao mesmo tempo, foi criada uma norma específica para a agricultura, a norma 17.

“Coisa que até então não existia. E há uma alteração que não era utilizada, que é o justo valor. Por isso é que é primordial o papel do empresário com o TOC. Por exemplo, um tractor era amortizado com base numa tabela fiscal e agora deverá ser determinado o valor daquele bem, a ser amortizado ao longo da sua vida útil, e terá de ser calculado pelo empresário.”

Ana Moreira diz que estas alterações vão também permitir contas mais transparentes e ajudar os empresários a tomar decisões mais facilmente nos seus negócios.

“A principal alteração deste sistema consiste na alteração de terminologia. Estas parcerias com os empresários, já que há uma maior harmonia entre o empresário e o TOC, constituem demonstrações financeiras mais transparentes, que espelham a realidade da empresa.”

Já Cristina Silva, da Confederação de Agricultores de Portugal, sublinha a necessidade de haver, a partir de agora, maior comunicação entre os empresários agrícolas e os seus contabilistas.

“É importantíssimo haver maior articulação entre o agricultor e o TOC.”

A CAP a alertar para as alterações no regime de contabilidade que vão afectar os agricultores.

Escrito por Brigantia