Nova Toyota Dyna preparada para todo-o-terreno

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Ter, 30/09/2008 - 11:21


Possuindo características inéditas, graças à inclusão da transmissão 4x4, a nova versão da Toyota Dyna reforça a oferta e os clientes podem optar entre três tipos de cabina, várias capacidades de carga, duas motorizações, contabilizando 12 opções.

A Toyota Dyna 4x4 reúne duas capacidades únicas, a progressão em terrenos difíceis, ao mesmo tempo que proporciona uma óptima capacidade de carga. Desenvolvida pela Toyota Caetano Portugal, a Toyta Dyna 4x4 é um produto Toyota produzido na Unidade Fabril de Ovar. Monteiro da Silva, o Engenheiro-Chefe da Toyota Dyna 4x4, afirma: “a Toyota Dyna sempre foi um ícone no mercado português. Como veículo de trabalho é reconhecido pela sua fiabilidade, qualidade e principalmente durabilidade. Nesta nova versão concentramo-nos na consolidação destes atributos e introduzimos mais um, a capacidade de progressão em terrenos mais difíceis, com tracção às quatro rodas!”.

Elevadas prestações em todo-o-terreno, aliadas à capacidade de carga.

Performance excepcional são as palavras-chave para a Toyota Dyna 4x4. Para um alto nível de prestações dentro ou fora de estrada, a nova transmissão encontra-se acoplada a um motor diesel 3.0 D-4D. Esta nova versão torna o modelo Dyna ainda mais polivalente permitindo satisfazer um amplo leque de clientes, que necessitem de um veículo de trabalho fiável e robusto.

Tendo como base o chassis Toyota Dyna S 35.25 de cabina dupla, esta nova versão de tracção total demorou cerca de um ano e meio a ser desenvolvida. Com um peso ligeiramente superior à versão base, cerca de 245 Kg, a Dyna 4x4 possui uma tara de 1980 kg, permitindo uma capacidade de carga de 1520Kg, um valor muito acima da capacidade disponível numa pick-up convencional. Contudo, encontra-se no campo das viaturas ligeiras, na medida em que possui um peso bruto máximo de 3500Kg.

A Toyota Dyna 4x4 assenta sobre o comprovado chassis que inclui alguns reforços, que não só contribuem para as excelentes prestações sob as mais difíceis condições de todo-o-terreno mas, também, em termos de durabilidade. A suspensão dianteira independente e as robustas molas de lâminas traseiras foram concebidas para funcionar nos terrenos mais degradados, proporcionando conforto e um excelente controlo direccional fora-de-estrada.

A qualidade e robustez sempre foram apanágio da marca Toyota. A uma suspensão frontal de duplo braço com molas por barra de torção traduziu-se numa excelente condução, estabilidade e conforto. Na traseira, a suspensão de lâminas resulta numa melhor maneabilidade e estabilidade. A Toyota Dyna 4x4 possui dois sub-chassis – um por baixo da área de carga e um por baixo da cabina. Isto permite que o sub-chassis por baixo da área de carga seja mais plano, de forma a facilitar as várias condições de carga. O chassis é elaborado numa secção em forma de U, o que o torna mais rígido.

A distância ao solo da Dyna 4x4 foi incrementada em 125mm colocando a uma distância de 315 mm. Esta característica também se reflecte nos ângulos de ataque, saída e ventral, cruciais para o desempenho fora de estrada. Assim, a Toyota Dyna 4x4 possui um ângulo de ataque de 31.5º, um ângulo de saída de 29º e 31º para o ângulo ventral.

Ângulos de TT – Dyna S 4x4

A motorização 3.0 D-4D acoplada à nova transmissão permite à Toyota Dyna 4x4 dispor de um elevado binário através duma alargada faixa de regime, proporcionando ao condutor excelentes prestações a qualquer velocidade e sobre qualquer terreno.

Para garantir a segurança de todos os passageiros, o sistema de travagem na Toyota Dyna 4x4 possui o sistema ABS de série. No eixo da frente possui travões de discos, e no eixo traseiro o sistema por tambor.

Ainda neste capítulo, a estrutura da cabina foi desenhada usando sofisticadas simulações feitas por computador, para ajudar à prevenção dos ocupantes em caso de choque. As portas da frente têm barras de protecção laterais para absorver a energia em caso de impacto. De série também está disponível o airbag para o condutor.

Estreia da transmissão 4x4 de origem Toyota

Com características únicas, a Toyota Dyna 4x4 possui uma transmissão 4x4, a qual integra muitos componentes utilizados no modelo Hilux. Assim a fiabilidade e robustez de todos os componentes que diferem para a versão 4x2 possuem a garantia e reconhecimento de qualidade Toyota. Os componentes provenientes da Toyota Hilux foram a caixa de transferência, que se encontra acoplada à caixa de velocidades de cinco relações original, e todo o grupo de tracção frontal.

A caixa de transferência manual permite ao condutor optar pela selecção do tipo de tracção mais adequada ao tipo de estrada. Assim, o sistema permite ao condutor passar de tracção integral (para uma utilização em pisos molhados ou escorregadios) para tracção traseira (H4 para H2). Sempre que a tracção às quatro está engrenada a distribuição de tracção entre os eixos é equitativa. A pensar numa utilização fora-de-estrada (condições extremas – subidas ou descidas ou situações complicadas) a caixa de transferência permite o engrenamento das redutoras (passagem de H4 para L4).

Caixa de transferência 4x4

Para melhor indicação do funcionamento da caixa de transferência existe um indicador no painel de instrumentos, sempre que a tracção às 4 se encontra engrenada. Para ajudar ao desempenho no Todo o Terreno, o cliente da Toyota Dyna 4x4 poderá optar pelos seguintes opcionais: protecção de cárter, guincho dianteiro e acelerador manual e bloqueio de diferencial traseiro.

O sistema de travagem também foi adaptado para melhorar as suas performances mesmo fora de estrada. O ABS é desligado sempre que o bloqueio do diferencial traseiro for engrenado com as redutoras.

Motor diesel 3.0 D-4D

Baseada no modelo Toyota Dyna S 35.25, com uma distância entre eixos de 2545mm, esta versão 4x4 encontra-se equipada com um motor 3.0 D-4D diesel de quatro cilindros que produz um elevado binário (286 Nm entre as 1200 – 1800 rpm) e que debita 109 cavalos de potência, conferindo à Toyota Dyna S 4x4 um bom equilíbrio entre prestações estradistas e capacidades fora-deestrada, argumentos importantes para competir no crescente mercado das Chassis – Cabine 4x4. Este é especialmente forte com a primeira velocidade engrenada e o motor ao ralenti; mesmo sem manter o pé no acelerador, torna-se quase impossível deixar ir abaixo o motor.

Esta motorização possui um sistema de injecção common rail, que permite uma gestão eficaz proporcionando um reduzido consumo de combustível que resultará numa significativa redução dos custos de utilização. Este motor cumpre com as exigentes normas anti poluição Euro IV.

Conforto e espaço

A posição elevada da cabina assegura uma melhor visibilidade e garante uma melhor segurança passiva, especialmente no trânsito citadino ou em condições de trabalho com o espaço limitado. Ao mesmo tempo, o posicionamento frontal do peso da cabina significa uma melhor distribuição de massas pelos eixos, quando o veículo está totalmente carregado.

Derivando da versão de cabina dupla a Toyota Dyna 4x4 possui duas portas traseiras de grande ângulo de abertura, e os vidros laterais traseiros largos e altos, que se estendem a partir da linha de cintura para uma melhor visibilidade traseira.

A coluna de direcção é totalmente ajustável, tanto em altura como em profundidade de forma a assegurar que todos os condutores possam encontrar a posição de condução mais adequada. A direcção assistida é progressiva, adaptando a sua assistência consoante as condições da estrada.

De forma a incrementar ainda mais o conforto de todos os passageiros, encontra-se disponível como opcional o ar condicionado. Todos os comandos essenciais foram ergonomicamente colocados no tablier para uma fácil utilização. A instrumentação principal possui uma leitura fácil e os mostradores utilizam uma luz de fundo que os torna particularmente legíveis à noite. A Toyota Dyna 4x4 possui um sistema de áudio com leitor de CD.

 

Medidas anti-ruído e anti-vibração incluem placas de isolamento no chão e material isolante nos pilares. Espaços adicionais para arrumação, incluindo bolsas para mapas e um porta bilhetes, estão espalhados pela cabina.