Ter, 06/10/2009 - 09:13
Apesar de não pertencer ao distrito de Bragança, esta unidade está na dependência do Agrupamento de Centros de Saúde do Nordeste.
A nova unidade garante o atendimento 24 horas por dia, com dois médicos e dois enfermeiros em permanência, bem como serviços de radiologia e análises clínicas.
Apesar de funcionar em instalações provisórias, o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, diz que o SUB oferece boas condições e garante que a construção do novo centro de saúde deve começar no próximo ano.
“Espero que a obra possa arrancar ainda em 2010. Mas convém não desvalorizar a Urgência Básica com o epíteto de provisória porque, apesar da infraestrutura ser provisória, reúne todas as condições quer do ponto de vista técnica quer do conforto. Tem um espaço física adequado, tem uma sala de emergência completamente equipada, tem um sistema de triagem montado, tem o equipamento de radiologia, e funciona em permanência com dois médicos, dois enfermeiros e um técnico de radiologia, para além de todo o pessoal de apoio.”
O SUB de Foz Côa deverá servir também alguns concelhos vizinhos, como Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Torre de Moncorvo.
O encaminhamento dos doentes para os hospitais dependerá do diagnóstico efectuado.
“Poderá haver circunstâncias particulares de uma determinada doença que justifiquem o encaminhamento para outro hospital”, sunlinhou.
Na região Norte, o SUB de Foz Côa é o sexto a entrar em funcionamento.
Escrito por CIR