Noite de inferno em Trás-os-Montes

PUB.

Qua, 19/08/2009 - 09:49


Cinco incêndios transformaram a noite de ontem num inferno para os bombeiros de Trás-os-Montes.    

Perto da meia-noite, eram cinco os fogos activos em Portugal, dois no distrito de Bragança e três no de Vila Real, mobilizando um total de 412 homens no combate às chamas. A esta hora já está circunscrito o fogo de maiores proporções, em Monte da Lomba da Casa, em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real. No local, 160 homens e 39 veículos combatem as chamas.

 

Há instantes, em declarações à TSF, Carlos Silva, Comandante distrital da Protecção Civil de Vila Real, dizia que a situação deve ficar resolvida dentro de pouco tempo.

 Este incêndio começou antes das seis da tarde de ontem, numa zona de floresta. Chegou a estar circunscrito durante a noite mas, nesta altura, mantém uma frente activa.

Os bombeiros locais tiveram já de recorrer a reforços de Braga, Aveiro, Coimbra e Leiria.

 

No distrito de Bragança, ontem à noite deflagraram dois incêndios ontem à noite. Um em Vale das Telhas, em Mirandela, extinto perto das 23h30, enquanto o de França, em pleno Parque Natural de Montesinho, entrou em fase de rescaldo pouco depois da meia-noite.

 

As temperaturas vão continuar altas por mais dois dias. Bragança está hoje, por isso, em alerta máximo de risco de incêndio, enquanto Vila Real está em alerta muito elevado, de acordo com a escala da Protecção Civil.

Escrito por Brigantia