Natação: Mirandela recebe prova do Circuito Nacional de Águas Abertas

PUB.

Sex, 23/09/2022 - 16:57


Hugo Ribeiro do Leixões e Mariana Mendes do Sporting marcam presença na prova, amanhã, no Rio Tua, em Mirandela.

Amanhã, Mirandela acolhe a 11ª travessia do Rio Tua, uma prova que este ano volta a integrar o calendário do circuito nacional de águas abertas que tem um total de 13 etapas.

A expectativa da organização é que estejam presentes cerca de uma centena de nadadores em representação de diversos clubes nacionais. “Depois do interregno devido à pandemia, o ano passado conseguimos fazer a retoma da prova com alguns participantes, não muitos, mas também não esperávamos que fosse de outra forma. Agora, este ano, a prova voltou a integrar o circuito nacional, por isso esperamos ter alguma afluência, não há ainda um número fechado, mas as expectativas apontam para cerca de 100 participantes”, adianta o técnico de desporto do Município de Mirandela.

Ricardo Gomes sublinha que esta será a única prova a contar para o Circuito Nacional de Águas Abertas que se realiza no interior do país, devido aos constrangimentos provocados pela falta de água. “Por norma esta prova esteve durante anos associada a uma outra que acontecia no dia anterior, a travessia do Mondego, Nas duas últimas edições, surgiu uma prova em Montalegre, feita no dia anterior à nossa, mas este ano a nossa prova fica sozinha, a de Montalegre não se realiza pela falta de água e daí haver um esforço acrescido por parte do Município e da associação para tentar manter esta prova porque é a única feita no Interior do País”, disse.

E a qualidade competitiva da prova de Mirandela está garantida, assegurada que está a presença dos líderes da classificação do circuito nacional. Hugo Ribeiro, do Leixões (que detém a marca recorde da travessia do rio Tua e com o maior número de vitórias) e ainda de Mariana Mendes, do Sporting. Ambos venceram a mais recente prova disputada nas águas do Mondego.

A prova pontuável para o circuito nacional de águas abertas tem o tiro de partida às 11h15 numa distância de três quilómetros. A anteceder a prova principal realizam-se mais duas extra competição. A primeira às 10h00, numa distância de 400 metros, e a segunda às 10h30, com um percurso de 1500 metros.

A prova é organizada pela Federação Portuguesa de Natação, pela Associação Regional de Natação do Nordeste e pelo Município mirandelense.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)